PUBLICIDADE
Topo

Agências do governo dos EUA se preparam para reiniciar operações na segunda-feira

27/01/2019 10h57

WASHINGTON (Reuters) - Agências governamentais dos Estados Unidos, paralisadas há cinco semanas devido a um impasse orçamentário, informaram no sábado que estão agilizando a retomada das operações e o pagamento dos funcionários afetados.

A Casa Branca realizou na sexta-feira uma reunião com autoridades financeiras do gabinete para discutir a retomada das operações do governo, enquanto as agências lidam com um acúmulo de questões administrativas e políticas.

A paralisação parcial do governo --que dura 35 dias e é a mais longa da história dos EUA-- levou à falta de pagamento de 800.000 servidores federais, incluindo 380.000 que estão em período de licença.

Na sexta-feira, o presidente Donald Trump assinou uma medida que visa o financiamento do governo por três semanas, enquanto o Congresso elabora um projeto de lei para financiar o governo federal até 30 de setembro.

Trump tem exigido 5,7 bilhões de dólares para financiar um muro na fronteira dos EUA com o México, mas os parlamentares democratas se recusam a aprovar essa verba.

(Por David Shepardson)