Topo

Símbolo de batalha da 2ª Guerra reverbera em campanha eleitoral da Polônia

19/08/2019 11h59

Por Joanna Plucinska e Anna Wlodarczak-Semczuk

GDANSK, Polônia (Reuters) - Um monumento a uma batalha travada nos primeiros dias da Segunda Guerra Mundial se tornou uma nova linha de frente na luta entre os nacionalistas que governam a Polônia e a oposição liberal na contagem regressiva para uma eleição parlamentar de 13 de outubro.

A coluna de granito que se ergue sobre o porto báltico de Gdansk lembra o sítio de sete dias de Westerplatte em setembro de 1939, quando dezenas de soldados poloneses desafiaram o poder de fogo arrasador de uma frota naval da Alemanha nazista.

Para muitos poloneses, o monumento composto por uma coluna e um parque pequeno é um símbolo da coragem nacional, mas o partido governista Lei e Justiça (PiS) acusa a prefeitura de Gdansk, que é ligada à oposição, de negligenciar os cuidados com o local – perto da coluna há um quartel arruinado com arame enferrujado sobressaindo.

No mês passado, o PiS apressou uma legislação no Parlamento para transferir a supervisão da área ao governo central de Varsóvia.

Críticos do PiS dizem que a disputa a respeito de Westerplatte é parte de uma iniciativa governamental mais ampla de revisionismo histórico que, afirmam, pretende atiçar o sentimento nacionalista entre os eleitores e desacreditar a oposição.

Autoridades do PiS dizem que a bravura dos soldados de Westerplatte não foi suficientemente louvada.