Topo

Jovens venezuelanos morrem em incêndio em campo de cana quando tentavam encontrar comida

24/01/2020 17h01

CARACAS (Reuters) - Pelo menos 11 jovens venezuelanos morreram em um incêndio em um campo de cana onde caçavam coelhos, enquanto tentavam encontrar comida em meio à escassez generalizada, informaram autoridades e moradores do oeste de Aragua na sexta-feira.

O incêndio começou na tarde de quinta-feira no distrito rural de Cagua, nos arredores da cidade de Maracay, segundo Douglas Rico, diretor da polícia forense na Venezuela. Rico disse que as autoridades estão investigando se o incêndio foi acidental ou provocado.

"Havia um vento forte que mudou a direção das chamas e eles ficaram cercados pelo fogo", disse Rico na TV estatal.

O governador de Aragua, Rodolfo Marco, disse em entrevista coletiva que os jovens, todos com idades entre 10 e 18 anos, morreram de queimaduras de segundo e terceiro graus. Dois outros permaneciam hospitalizados.

Os agricultores costumam queimar canaviais na região nesta época do ano durante a colheita, disseram autoridades, e os habitantes locais tentam capturar animais quando saem da vegetação rasteira para escapar das chamas.

A economia da Venezuela entrou em colapso nos últimos cinco anos, com os preços disparando diariamente devido à hiperinflação, e muitas pessoas lutam para suprir as necessidades básicas, como alimentos e medicamentos.

(Reportagem de Vivian Sequera; reportagem adicional de Mircely Guanipa e Tibisay Romero)