Texanos sofrem com falta de água mesmo com retomada da rede elétrica após tempestade
Quase metade da população do Texas estava sofrendo com falta de água nesta sexta-feira, como consequência de uma tempestade de inverno arrasadora que provocou cinco dias de blecautes antes de a rede elétrica do Estado norte-americano voltar a funcionar.
Todas as usinas elétricas texanas estão trabalhando novamente, embora mais de 195 mil casas ainda estivessem sem eletricidade na manhã desta sexta-feira, e mais de 14,4 milhões de pessoas de 160 dos 254 condados do Estado estavam testemunhando transtornos no suprimento de água, de acordo com a Comissão de Qualidade Ambiental do Texas.
Jennifer Jordan, moradora de 54 anos de Midlothian, ao sul de Dallas, disse que ela e o marido estão entre aqueles ainda sem energia, apesar de a conta online da família com a prestadora de serviço indicar que os problemas foram "resolvidos".
O gelo que derrubou linhas de transmissão durante a semana e outros problemas obrigam funcionários das prestadoras de serviço a correrem para religar a energia das casas, e o poderoso setor de petróleo e gás do Texas procura maneiras de retomar a produção.
Hospitais de algumas áreas atingidas duramente ficaram sem água e transferiram pacientes para outros locais, e milhões de pessoas foram orientadas a ferver a água para torná-la segura para beber. Usinas de tratamento de água foram desligadas nesta semana, o que pode permitir a proliferação de bactérias danosas.
Lina Hidalgo, principal autoridade eleita do condado de Harris, que inclui Houston, disse que "a rede elétrica continua frágil".
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.