Topo

Esse conteúdo é antigo

Esquerda da Bolívia sofre revés em eleições locais, aponta boca de urna

08/03/2021 10h11

LA PAZ (Reuters) - O partido governista de esquerda da Bolívia sofreu um revés eleitoral no domingo, quando pesquisas de boca de urna mostraram que a legenda perdeu a possibilidade de governar as cidades mais populosas do país.

No meio de uma segunda onda do coronavírus, a centro-direita conquistou as prefeituras de La Paz, Santa Cruz, Cochabamba e El Alto, que representam cerca de 70% da população boliviana de 11,3 milhões de habitantes.

Relacionadas

Os rivais do partido governista venceram em oito das 10 maiores cidades do país e parecem prestes a assumir o controle de ao menos quatro dos nove governos provinciais, de acordo com dados de uma pesquisa divulgados pelas redes de televisão locais Unitel, Red Uno e Bolivisión.

A esquerda voltou ao poder na Bolívia no final do ano passado, quando o atual presidente, Luis Arce, venceu a eleição nacional com confortáveis 55,1% dos votos, com o apoio do ex-presidente Evo Morales.

Mas cada vez mais eleitores bolivianos estão se voltando a uma nova geração de políticos.

Na cidade de El Alto, há tempos um bastião do socialismo, Eva Copa, ex-estrela do partido socialista que foi expulsa por ser moderada, foi eleita prefeita, de acordo com a boca de urna.

"Mostramos que somos uma nova alternativa", disse ela a repórteres.

As autoridades eleitorais têm uma semana para anunciar os resultados oficiais da votação de domingo, ofuscada por atrasos longos em muitas seções eleitorais que tiveram filas grandes.

(Por Danny Ramos)

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Esquerda da Bolívia sofre revés em eleições locais, aponta boca de urna - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade


Últimas notícias