Topo

Esse conteúdo é antigo

Astronautas chineses voltam de missão de 90 dias em estação espacial

17/09/2021 14h39

PEQUIM (Reuters) - Três astronautas chineses voltaram à Terra nesta sexta-feira após uma visita de 90 dias a uma estação espacial inacabada, a primeira missão tripulada do país desde 2016.

Em uma cápsula de retorno pequena, Nie Haisheng, Liu Boming e Tang Hongbo pousaram intactos na região autônoma da Mongólia Interior, no norte da China, às 13h34 locais, noticiou a mídia estatal.

A missão Shenzhou-12 foi a primeira de quatro tripuladas planejadas para o período entre 2021 e 2022 agora que a China monta sua primeira estação espacial permanente. O processo exige 11 missões, incluindo os lançamentos dos três módulos da estação.

A construção começou em abril com o lançamento do módulo Tianhe, a futura habitação da estação espacial. Pouco maior do que um ônibus, a Tianhe foi onde Nie, Liu e Tang permaneceram a partir de meados de junho, cumprindo a missão de voo espacial mais longa da China.

Em órbita, os astronautas realizaram caminhadas espaciais, validaram o sistema de manutenção da vida da Tianhe, testaram seu braço robótico e organizaram os suprimentos das próximas missões tripuladas.

A segunda missão tripulada está planejada para outubro, e a leva seguinte de astronautas deve se hospedar na Tianhe durante seis meses.

Antes da missão Shenzhou-13, a China enviará a espaçonave de carga automatizada Tianzhou-3 à estação espacial para abastecê-la para a próxima tripulação.

A Tianzhou-3 será lançada no futuro próximo, disse a mídia estatal recentemente.

(Por Ryan Woo)