Topo

Esse conteúdo é antigo

Tropas israelenses matam cinco homens armados do Hamas em ataques à Cisjordânia, diz exército

26/09/2021 13h19

Por Ali Sawafta e Rami Ayyub

RAMALLAH, Cisjordânia (Reuters) - Tropas israelenses mataram cinco militantes do Hamas após troca de tiros durante ataques neste domingo contra uma das células do grupo na Cisjordânia ocupada, disse um porta-voz do exército israelense.

Dois soldados - incluindo um oficial - ficaram gravemente feridos em um dos incidentes, acrescentou o porta-voz.

As trocas de tiros marcaram o embate mais letal entre Israel e o Hamas desde um conflito de 11 dias em Gaza em maio e ameaçam aumentar as tensões ao longo da fronteira israelense com o enclave costeiro e também na Cisjordânia.

O tio de um dos palestinos mortos disse que ele era um adolescente de 16 anos que se dirigia para a escola quando foi baleado.

Um porta-voz militar disse, "no que nos diz respeito, todos os mortos eram membros armados do Hamas, participando das trocas de tiros", mas acrescentou que estava verificando as informações do parente de uma das vítimas.

Autoridades israelenses há muito tempo demonstram preocupação de que o Hamas, que comanda a Faixa de Gaza, pretenda ganhar força na Cisjordânia e desafiar seu rival naquela área, a Autoridade Palestina (AP), que é apoiada pelo Ocidente, aumentando o clima de insegurança para Israel.

O presidente palestino Mahmoud Abbas, cujo partido, o Fatah, perdeu o controle de Gaza para o Hamas em combates internos em 2007, emitiu uma declaração em que acusou Israel de "execuções contra o nosso povo".

O Hamas pediu aos palestinos na Cisjordânia "que aumentem a resistência contra o ocupante em todas as áreas" após os ataques. O Hamas disse que quatro de seus homens foram mortos na operação israelense e não incluiu o nome de uma quinta vítima em sua lista.

(Por Ali Sawafta em Ramallah e Rami Ayyub em Tel Aviv; Reportagem adicional de Nidal al-Mughrabi em Gaza)