Suécia extradita para Turquia homem com supostas ligações terroristas, diz imprensa
ANKARA (Reuters) - A Suécia extraditou na última sexta-feira para a Turquia um homem curdo com supostas ligações de terrorismo, com Ankara mantendo a pressão para que o país nórdico cumpra suas exigências em troca do ingresso à Otan, disse a agência de notícias estatal turca Anadolu, neste sábado.
Mahmut Tat buscou asilo na Suécia em 2015 após receber uma sentença de seis a 10 anos de prisão na Turquia por supostas ligações com o grupo militante curdo PKK.
A televisão estatal turca, TRT, disse que Tat foi enviado para uma prisão em Istambul neste sábado. Autoridades suecas não estavam disponíveis para comentários em um primeiro momento.
Suécia e Finlândia entraram em maio com o pedido para se juntar à Otan, em resposta à invasão da Rússia à Ucrânia, mas encontraram objeções da Turquia, que acusa os dois países de abrigar militantes do Partido dos Trabalhadores do Curdistão (PKK), que foi banido, e outros grupos.
A Turquia afirmou na quarta-feira que Suécia e Finlândia haviam feito progressos na direção de se tornarem membros da Otan, mas que ainda precisavam fazer mais para satisfazer as exigências de Ankara na luta contra o terrorismo.
(Reportagem de Ece Toksabay)
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.