Topo

Camilla: quem é a esposa do rei Charles e a nova rainha do Reino Unido?

06/05/2023 10h35

Por Michael Holden e Sarah Mills

LONDRES (Reuters) - Depois de anos sendo retratada como a mulher mais odiada do Reino Unido, Camilla, a segunda esposa do rei Charles, foi coroada rainha neste sábado, marcando uma notável reviravolta na aceitação pública que poucos imaginariam ser possível.

Quando a primeira esposa de Charles, a popular e glamourosa princesa Diana e de quem ele se divorciou, morreu em um acidente de carro em Paris em 1997, Camilla suportou o peso da hostilidade da mídia. Alguns declararam que o casal nunca poderia se casar.

Mas eles se casaram oito anos depois e, desde então, ela passou a ser reconhecida, embora ainda relutantemente por alguns, como um membro importante da família real, como alguém de quem o novo rei depende muito, e como a rainha Camilla da nação.

"Ela é o tipo de alma gêmea dele", disse Robert Hardman, correspondente real de longa data e autor de "Queen of our Times", apontando que ela foi casada com Charles por mais tempo do que com Diana. "Eles são um time. E você tem que ser um time."

Nascida Camilla Shand em 1947 em uma família rica --seu pai era um major do exército e comerciante de vinhos que se casou com uma aristocrata--, ela se moveu em círculos sociais que a colocaram em contato com Charles, que ela conheceu em um campo de pólo no início de 1970.

O casal namorou por um tempo e Charles pensou em se casar, mas se sentia jovem demais para dar um passo tão importante.

Enquanto o então príncipe se dedicava à carreira naval, Camilla acabou se casando com um oficial de cavalaria, o brigadeiro Andrew Parker Bowles. O casal teve dois filhos, Tom e Laura. Eles se divorciaram em 1995.

O próprio Charles se casou com Diana, de 20 anos, em um casamento em 1981 que encantou não apenas o Reino Unido, mas o mundo. Depois de ter dois filhos, William e Harry, o relacionamento azedou e eles se divorciaram em 1996, depois que ele reacendeu o romance com sua ex-amante.

A profundidade desse relacionamento foi exposta a um público chocado em 1993, quando a transcrição de uma conversa privada gravada secretamente com detalhes extremamente íntimos foi publicada nos jornais.

"Eu sofreria qualquer coisa por você. Isso é amor. Essa é a força do amor", disse Camilla a Charles na conversa telefônica secretamente gravada e divulgada em 1993.

Em uma entrevista para a TV no ano seguinte, Charles admitiu que havia retomado o caso, mas disse que só depois que seu casamento se desfez irremediavelmente.

"Havia três de nós neste casamento --então ficou um pouco lotado", comentou Diana, que apelidou Camilla de "a Rottweiler", em sua própria entrevista na TV em 1995.

Em meio a uma manifestação pública de pesar e raiva após a morte de Diana, Camilla foi alvo de duras críticas. Mas nos anos subsequentes, os assessores reais, encarregados de reconstruir a reputação manchada da família real como um todo, também começaram lentamente a integrar Camilla em um papel mais público.

Desde a possibilidade de aparecerem juntos em público, até o casamento e a aprovação no ano passado da Rainha Elizabeth a Camilla levando o título de Rainha Consorte, o sucesso do casal hoje é completo.

(Reportagem de Michael Holden)