No Reino Unido, Zelenskiy ganha promessa de drones de longo alcance
Por Sachin Ravikumar e Kylie MacLellan
LONDRES (Reuters) - O Reino Unido prometeu ao presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelenskiy, drones de ataque de longo alcance quando ele visitou o país, nesta segunda-feira, como parte de uma viagem europeia com o objetivo de obter novas armas para uma contraofensiva diante da Rússia.
Zelenskiy se encontrou com o primeiro-ministro britânico, Rishi Sunak, na residência de campo do líder britânico em Checkers, onde a dupla também discutiu o pedido da Ucrânia por caças ocidentais.
O Reino Unido disse que iniciaria o treinamento básico de pilotos ucranianos neste verão "de mãos dadas com os esforços do britânicos para trabalhar com outros países no fornecimento de jatos F-16".
"Queremos criar essa coalizão de jatos e estou muito otimista com isso... Vejo que em breve vocês vão ouvir de algumas, eu acho, decisões muito importantes, mas temos que trabalhar um pouco mais nisso", afirmou Zelenskiy, que chegou de visitas a Roma, Berlim e Paris, a repórteres após a reunião.
Sunak disse que o Reino Unido fornecerá à Ucrânia centenas de mísseis de defesa aérea e outros sistemas aéreos não tripulados, incluindo novos drones de ataque de longo alcance com alcance de mais de 200 km, a serem entregues "nos próximos meses".
O porta-voz de Sunak também disse que o Reino Unido não tem planos de enviar caças à Ucrânia.
O Kremlin afirmou nesta segunda-feira que a Rússia tem uma visão "extremamente negativa" da decisão britânica de fornecer mais equipamento militar à Ucrânia, mas não acredita que a ajuda de Londres mudará o curso do conflito.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.