Putin leva líder norte-coreano Kim para dar volta em Pyongyang em limusine de fabricação russa

Por Andrew Osborn

(Reuters) - O presidente russo, Vladimir Putin, levou nesta quarta-feira o líder norte-coreano, Kim Jong-un, para dar um passeio em uma luxuosa limusine Aurus de fabricação russa durante uma visita cheia de pompa a Pyongyang, depois de presentear Kim com um dos carros de luxo.

O passeio ocorreu depois que os dois líderes assinaram um acordo aprofundando sua cooperação militar para incluir uma promessa de defesa mútua para ajudar um ao outro em caso de ataque, com Kim chamando os novos laços de "aliança".

O vídeo divulgado pela TV estatal russa mostrou Putin pulando para trás do volante da limusine preta blindada, que é seu carro presidencial oficial na Rússia, com Kim entrando no banco do passageiro.

O carro é então mostrado em uma estrada que atravessa o que parece ser um parque antes de parar. Um coreano de terno, usando luvas brancas, é visto abrindo a porta para Kim antes de correr para segurar a porta de Putin.

Putin e Kim são então mostrados caminhando lado a lado e conversando em um caminho em uma área arborizada com um homem, presumivelmente um guarda-costas, caminhando atrás deles.

Um dos assessores de Putin disse nesta quarta-feira que o líder russo havia presenteado Kim com uma limusine Aurus de fabricação russa.

Putin deu a Kim a primeira limusine Aurus em fevereiro deste ano, disseram os dois países na ocasião, o que significa que ele agora tem pelo menos dois desses veículos.

O Aurus Senat, com estilo retrô inspirado na limusine ZIL da era soviética, é o carro presidencial oficial da Rússia e Putin andou em um deles na sua mais recente cerimônia de posse no Kremlin, em maio.

Continua após a publicidade

Quando Kim visitou o leste da Rússia em setembro do ano passado, Putin lhe mostrou um dos veículos. Kim sentou-se ao lado de Putin no carro e pareceu se divertir.

Uma autoridade sênior russa disse no mês passado que a Rússia começaria a fabricar carros de luxo Aurus em uma antiga fábrica da Toyota em São Petersburgo este ano.

Deixe seu comentário

Só para assinantes