Topo

Chepngetich, do Quênia, quebra recorde mundial feminino da maratona

13/10/2024 13h56

(Reuters) - Ruth Chepngetich, do Quênia, teve um desempenho impressionante ao quebrar o recorde mundial feminino da maratona em Chicago neste domingo, marcando uma vantagem de quase dois minutos sobre o melhor tempo anterior e vencendo com um tempo não oficial de 2 horas, 9 minutos e 56 segundos.

Chepngetich deixou as adversárias para trás na metade do caminho e correu sob aplausos na reta final, conquistando seu terceiro título em Chicago e quebrando o recorde anterior da etíope Tigst Assefa de 2:11:53, estabelecido no ano passado em Berlim.

Relacionadas

A etíope Sutume Kebede cruzou a linha de chegada em segundo lugar, sete minutos e 36 segundos depois, enquanto a queniana Irine Cheptai (2:17:51) ficou em terceiro.

"É meu sonho se tornando realidade", disse Chepngetich, cujo tempo foi originalmente registrado como 2:09:57, mas foi posteriormente ajustado.

Seu compatriota John Korir venceu no masculino com 2:02:44.

Chepngetich imprimiu um ritmo alucinante desde o início, correndo os primeiros cinco quilômetros em 15 minutos e, na metade do percurso, já havia criado uma vantagem de 14 segundos entre ela e Kebede.

Chepngetich, a campeã mundial de 2019, se curvou em total exaustão depois de quebrar a fita e dedicou seu desempenho ao compatriota Kelvin Kiptum, que quebrou o recorde mundial masculino há um ano em Chicago e morreu em um acidente de carro quatro meses depois.

"O recorde mundial estava em minha mente", disse ela em comentários televisionados. "Chicago, como eu disse à imprensa, é como se fosse minha casa."

(Reportagem de Amy Tennery, em Nova York)

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Chepngetich, do Quênia, quebra recorde mundial feminino da maratona - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade


Últimas notícias