Trump diz que escolhido para a pasta do Interior, Burgum, presidirá novo conselho de Energia
WASHINGTON (Reuters) - O presidente eleito Donald Trump disse nesta sexta-feira que criará um Conselho Nacional de Energia para coordenar as políticas de incentivo à produção de energia dos EUA que será liderado por seu escolhido para secretário do Interior, o governador da Dakota do Norte, Doug Burgum.
O Conselho Nacional de Energia representará departamentos e agências federais envolvidos na permissão e regulamentação de todas as formas de energia, disse o comunicado.
Relacionadas
"Este Conselho supervisionará os caminhos para a DOMINAÇÃO ENERGÉTICA DOS EUA cortando a burocracia, aprimorando os investimentos do setor privado em todos os setores da economia e focando na INOVAÇÃO em vez de uma regulamentação de longa data mas totalmente desnecessária", disse Trump em um comunicado.
A notícia veio um dia depois de Trump dizer que Burgum, um rico ex-executivo do ramo de softwares, lideraria o Departamento do Interior. Um cargo de gabinete, o secretário do Interior supervisiona as políticas que orientam o uso de 202 milhões de hectares de terras federais e tribais — incluindo o desenvolvimento de energia e minerais.
Como presidente do Conselho Nacional de Energia, Burgum também terá um assento no Conselho de Segurança Nacional.
O estado de Dakota do Norte, de Burgum, ocupa o terceiro lugar no país em produção de petróleo bruto, atrás de Texas e Novo México. Ele depende muito do carvão e do vento para a produção de eletricidade.
O Conselho Nacional de Energia representará os departamentos e órgãos federais envolvidos na permissão e regulamentação de todas as formas de energia, segundo o comunicado.
A notícia veio um dia depois de Trump ter dito que Burgum, um rico ex-executivo de software, lideraria o Departamento do Interior. Em um cargo de gabinete, o secretário do Interior supervisiona as políticas que orientam o uso de 202 milhões de hectares de terras federais e tribais, incluindo o desenvolvimento de energia e minerais.
Como presidente do Conselho Nacional de Energia, Burgum também terá um assento no Conselho de Segurança Nacional.
O estado de Burgum, Dakota do Norte, está em terceiro lugar no país em produção de petróleo bruto, atrás do Texas e do Novo México. Ele depende muito do carvão e da energia eólica para a produção de eletricidade.