Crianças imigrantes com menos de 5 anos são devolvidas aos pais nos EUA
Uma juíza federal ordenou, em meio a vários protestos, que todos os menores de cinco anos fossem devolvidos a suas famílias até o dia 10 de julho. O prazo para as crianças acima dessa idade era até 26 de julho.
Mas das 103 crianças menores de cinco anos contempladas pela ordem judicial, só 57 foram devolvidas a seus pais “por cumprirem os requisitos estabelecidos pela lei”, enquanto 46 foram consideradas "inelegíveis", apontou o Departamento de Segurança Nacional (DHS).
Entre os 46 que ainda seguem sob proteção do governo, 22 estão nessa situação por causa do antecedente criminal de seus responsáveis – onde constam crimes como assassinato, crueldade infantil, tráfico de pessoas ou violência doméstica – e 24 porque os adultos não “reuniam as condições necessárias para recebê-los”.
“Trump cumpre o que o povo quer”
A política migratória de Donald Trump levou à prisão de todos os adultos que entraram no país sem autorização e à separação dos menores que os acompanhavam. Cerca de 3.000 crianças foram conduzidas a abrigos e casas de acolhimento em todo o país.
"O povo americano deu a este governo um mandato para acabar com a anarquia na fronteira, e o presidente Trump cumpre sua promessa de fazer exatamente isso", indicaram em uma declaração conjunta a secretária do DHS, Kirstjen Nielsen, o secretário de Saúde, Alex Azar, e o procurador-geral, Jeff Sessions.
"Os procedimentos de investigação minuciosos de nossas agências ajudaram a impedir que as crianças fossem reunidas com um suposto assassino, um adulto condenado por crueldade infantil e indivíduos que não eram seus pais", acrescentaram.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.