Topo

Milhares saem às ruas de Louisville após justiça não considerar culpados policiais que mataram Breonna Taylor

24/09/2020 07h54

Novas manifestações antirracistas invadiram as ruas de Louisville, no estado do Kentucky, na noite de quarta-feira (23) depois que a justiça anunciou seu veredito e não considerou culpados os policiais envolvidos na morte da enfermeira Breonna Taylor. Ela foi abatida a tiros por engano, dentro de seu próprio apartamento, em março.

Com informações do correspondente da RFI Eric de Salve e de agências

Relacionadas

Breonna Taylor, mulher negra de 26 anos, foi alvo de tiros de três policiais em sua própria casa, quando assistia televisão ao lado do namorado, Kenneth Walker. O caso mobilizou a opinião pública e, ao lado de George Floyd, a jovem se tornou um dos símbolos do movimento contra o racismo

Na quarta-feira, a justiça do Kentucky anunciou um veredito que chocou os militantes antirracismo: os três policiais que mataram Breonna não foram considerados culpados e os tiros que Jonathan Mattingly e Myles Cosgrove dispararam contra a jovem foram vistos como legítima defesa. Apenas um deles, Brett Hankison, foi apontado por colocar a vida dos vizinhos em perigo ao afetuar 10 disparos, mas não a vida da enfermeira. 

Após o anúncio do veredito, milhares de manifestantes saíram às ruas em Louisville para denunciar os abusos policiais contra a minoria negra. Um dispositivo policial foi mobilizado na localidade de 600 mil habitantes e várias pessoas foram presas.

Lojas do centro da cidade protegeram suas fachadas devido ao temor de uma onda de violência gerada pela decisão judicial. O município decretou estado de emergência e convocou um toque de recolher a partir das 21h locais. Dois policiais foram feridos a tiros.

Como Breonna Taylor foi morta 

Breonna Taylor foi abatida a tiros em 13 de março em seu próprio apartamento, onde três policiais entraram com um mandado especial, vestidos à paisana. Assustado com a operação, o namorado da jovem, Kenneth Walker, atirou contra os agentes primeiro. Ele pensou que o apartamento havia sido invadido por ladrões. Os policiais afirmaram ter anunciado sua presença antes de entrar, uma versão confirmada por uma testemunha, de acordo com o promotor estadual do Kentucky Daniel Cameron.

Os policiais, que não estavam com a câmera reguladora ativada, dispararam 32 vezes contra a enfermeira, cinco tiros foram mortais para ela. A investigação não determinou qual dos policiais a matou. "Segundo a lei de Kentucky, o uso da força por Mattingly e Costgrove foi justificado, porque eles se protegeram", assinalou o promotor.

Mattingly e Cosgrove, destituídos em junho da polícia, foram liberados, depois que o tribunal considerou que eles agiram em legítima defesa. Segundo a imprensa local, Hankison apresentou-se em uma prisão da região, mas foi colocado em liberdade pouco depois, após o pagamento de uma fiança de US$ 15 mil, quantia bem menor do que em casos semelhantes. Demitido pela polícia de Louisville em junho, ele pode ser condenado a até 15 anos de prisão.

Os outros dois policiais não correm o risco de serem condenados a nenhuma pena. Uma decisão "escandalosa e insultante", para Ben Crump, advogado da família Taylor. Em comunicado, ele expressou sua indignação: "Isso constitui um novo exemplo de ausência de responsabilidade pelo genocídio dos negros cometido por policiais. É irônico e típico que a única acusação neste caso seja por tiros disparados no apartamento de um vizinho branco".

"Conversa muito difícil" com a família Taylor

O promotor estadual do Kentucky Daniel Cameron justificou o veredito. "Sei que a decisão anunciada hoje não irá contentar a todos", reconheceu. Ele afirmou também ter tido "uma conversa difícil" com a família Taylor. "Entendo perfeitamente o sofrimento causado pela perda trágica da senhora Taylor. Entendo como promotor e como negro."

Cameron também fez um apelo para o manifestantes "lembrarem que marchas pacíficas são seu 'direito como cidadãos americanos", mas que "violência e destruição", não. "Buscar justiça com violência não rende justiça, e sim, vingança", declarou. 

"Irmã, o sistema para o qual você trabalhava tão arduamente te abandonou", reagiu no Instagram Juniyah Palmer, irmã da vítima. "Eu sinto muito", reiterou, publicando uma foto em que aparece ao lado de Breonna.

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Milhares saem às ruas de Louisville após justiça não considerar culpados policiais que mataram Breonna Taylor - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade


Últimas notícias