Topo

"Uma cuspida na cara dos torcedores": Criação da Superliga semeia guerra no futebol europeu

19/04/2021 16h00

A Superliga, competição privada fundada nesta segunda-feira (19) por doze clubes dissidentes para suplantar a Liga dos Campeões, incendiou o futebol europeu, pressionando as autoridades a prometerem retaliação contra este projeto polêmico. Para Aleksander Ceferin, presidente da UEFA, A Superliga é "uma proposta vergonhosa" de alguns clubes "guiados pela ganância", "uma cuspida na cara de todos os amantes do futebol".

Depois de décadas convivendo com o espectro de uma ruptura, os principais clubes líderes do continente europeu, como o Real Madrid, o Liverpool ou o Manchester United mergulharam na criação de uma empresa comercial intitulada "Superliga", e lançaram processos judiciais preventivos enfrentando forte oposição da UEFA, organizadora da Liga dos Campeões, competição emblemática do futebol europeu desde 1955.

A Superliga é "uma proposta vergonhosa" de alguns clubes "guiados pela ganância", "uma cuspida na cara de todos os amantes do futebol", disse esta segunda-feira o presidente da UEFA, Aleksander Ceferin, em coletiva de imprensa. "Fomos ingênuos, ignorando que tínhamos cobras perto de nós."

Os clubes rebeldes, a saber - AC Milan, Arsenal, Atlético de Madrid, Chelsea, Barcelona, ??Inter de Milão, Juventus, Liverpool, Manchester City, Manchester United, Real Madrid e Tottenham, incluem todos os vencedores da primeira divisão desde 2005, exceto o Bayern de Munique.

Em resposta, Ceferin formalizou a adoção de uma reforma da Liga dos Campeões, que aumentará o torneio de 32 para 36 times até 2024, e prometeu excluir os clubes envolvidos e seus jogadores de todas as competições nacionais e internacionais, incluindo a Eurocopa e a Copa do Mundo.

Nestas condições, o que acontecerá às meias de final da Liga dos Campeões, cujos jogos no final de abril (Real-Chelsea e PSG-Manchester City) dizem respeito a três dos clubes amotinados?

O Paris SG continuará sendo o único na disputa e será declarado vencedor por desistência? "Estes clubes têm de ser excluídos e espero que isso aconteça na sexta-feira, numa nova reunião do Comité Executivo da UEFA", disse o treinador dinamarquês Jesper Moller, membro deste órgão.

De qualquer forma, o germe da divisão foi plantado nos gramados da Europa. Abalado pela pandemia Covid-19, o o futebol europeu assiste seu sistema de pirâmide para a redistribuição dos recursos da televisão ser profundamente questionado.

 "Recursos adicionais"

Ao lançar sua competição "o mais rápido possível", sem dar uma data, os rebeldes afirmam estabelecer uma liga quase fechada comparável aos campeonatos de basquete norte-americano (NBA) ou futebol americano (NFL).

Segundo uma fonte com conhecimento das negociações, o Bayern e o PSG foram contactados, mas não deram seguimento. Outra fonte, próxima dos clubes fundadores, assegurou, no entanto, que dois clubes franceses "pelo menos" estariam presentes todos os anos nesta Superliga, sem especificar o modo de seleção dos clubes.

"Não acho que a Superliga resolverá os problemas", disse o técnico do Bayern, Karl-Heinz Rummenigge, confirmando que seu clube não está associado ao projeto.

A Superliga prevê uma temporada regular entre 20 clubes, seguidos de play-offs, com quinze membros  (os 12 "clubes fundadores" e três outros a definir) e cinco outras seleções escolhidas "com base no desempenho da temporada anterior".

As partidas seriam realizadas no meio da semana, competindo com a Liga dos Campeões, mas não com as ligas nacionais tradicionalmente realizadas nos fins de semana.

A nova competição, segundo seus promotores, está fadada a "gerar recursos adicionais para toda a pirâmide do futebol". Os clubes fundadores receberão "um pagamento único de cerca de € 3,5 bilhões destinados exclusivamente a investimentos em infraestrutura e para compensar o impacto da crise da Covid-19".

O banco norte-americano JPMorgan confirmou nesta segunda-feira que financiará o projeto, que também incluirá uma Super Liga Feminina. Os montantes mencionados representam receitas muito superiores às obtidas pela UEFA para as suas competições de clubes (Liga dos Campeões, Liga Europa e Supertaça Europeia), que geraram € 3,2 bilhões em direitos televisivos em 2018-2019, antes da pandemia.

Os mercados financeiros não se enganaram: a ação da Juventus fechou com força na segunda-feira (+ 17%) enquanto a do Manchester United subiu quase 10% em Nova York.

"Todos eles devem ser demitidos!"

Resta saber quais medidas retaliatórias as autoridades podem adotar. A Fifa "só pode desaprovar uma Liga Europeia fechada e dissidente", a federação internacional simplesmente reagiu na segunda-feira, sem ir, como a UEFA, reiterar a ameaça de exclusão.

Será necessário verificar Será necessário verificar se a convocação da UEFA está em conformidade com o direito europeu da concorrência, que sugere uma possível batalha jurídica.

Até porque, de acordo com uma carta obtida pela agência AFP, os promotores da Superliga solicitaram preventivamente "os tribunais competentes para garantir o estabelecimento e o bom andamento da competição".

Nesse ínterim, os posicionamentos anti-Super Liga se multiplicaram, principalmente entre os torcedores. "É um roubo. Eles eliminam qualquer forma de incerteza esportiva", lamentou Ronan Evain, coordenador da rede Football Supporters Europe.

 A mesma amargura foi demonstrada pelo ex-atacante Rudi Völler, agora chefe do Leverkusen: "Um crime contra o futebol! Que quem quiser jogar neste campeonato seja excluído de todas as competições nacionais. Todos devem ser despedidos!".

E os líderes políticos também expressaram sua preocupação, como o Palácio do Eliseu, que criticou um projeto "que ameaçava o princípio da solidariedade e do mérito esportivo".

O secretário de Estado dos Esportes britânico, Oliver Dowden, também indicou na segunda-feira que Londres pretende fazer "todo o possível" para evitar a Super Liga, inclusive invocando a lei da concorrência.

(Com informações da AFP)