USP está entre as 150 melhores universidades do mundo; americanas dominam ranking
Os estabelecimentos anglo-saxões dominam o ranking mundial das melhores instituições de ensino superior, elaborado desde 2003 pela empresa independente Shanghai Ranking Consultancy. Como no ano passado, nos dez primeiros lugares estão oito universidades americanas - Harvard, Stanford, MIT, Berkeley, Princeton, Columbia, CalTech, Chicago - e duas britânicas - Cambridge e Oxford.
A partir do número 100 no ranking, a lista não define uma posição específica, delimitando apenas o bloco em que determinado estabelecimento de ensino foi colocado. Confira as colocações aqui.
Universidades brasileiras
A USP se mantém no bloco das 150 melhores instituições do mundo. Nas disciplinas específicas, ela é a 15ª do mundo em Odontologia e 45ª do mundo em Matemática. A Unesp subiu no ranking e agora está entre as 400 melhores universidades. A Universidade de Campinas caiu em relação ao ano passado e agora está entre as 500 melhores. No mesmo bloco estão as Federais de Minas Gerais e Rio Grande do Sul. No total, o Brasil tem 18 universidades entre as mil melhores do mundo.
Em 15.º lugar, a universidade francesa de Paris-Saclay é o primeiro estabelecimento da Europa continental no ranking e ganha um lugar em relação à edição de 2022.
A França mantém um total de quatro estabelecimentos entre os 100 melhores do mundo, com a Universidade de Paris Sciences Lettres (41º) - que reúne vários estabelecimentos de ensino superior, incluindo a École Normale Supérieure (ENS) -, a Universidade Sorbonne (46º) e a Universidade Paris Cité (68º).
A China tem um total de nove universidades no top 100 do ranking e 204 entre as mil melhores cotadas. A Universidade de Tsinghua aparece na posição 22.
Seis critérios no ranking
Desde 2003, o ranking de Xangai leva em consideração seis critérios, entre eles o número de medalhas Nobel e Fields - considerado o Nobel da matemática - entre alunos e professores de pós-graduação, o número de pesquisadores mais citados em sua disciplina ou o número de publicações nas revistas Science e Nature.
Critérios, essencialmente baseados na pesquisa e não na qualidade de ensino, alimentam algumas das críticas a esse ranking.
Como nas edições anteriores, mais de 2.500 estabelecimentos foram examinados para estabelecer a lista das 1.000 instituições mais bem colocadas.
(Com informações da AFP)
14 comentários
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.
Roberto Brandao Machado
Aos detratores da USP. Fundada em 1934 pelo governador Armando Salles de Oliveira, que foi interventor, não foi eleito. Getúlio colocou o sujeito lá. A Sorte é que o nazismo tinha menos de um ano, 1933 sob Hitler. Muitos judeus europeus vieram para a USP. Tive a sorte de ter sido aluno. Não vou dizer meu curso mas , metade das aulas eram dadas em alemão/português. Então, quem quiser falar mal da USP pense duas vezes.
Antonio de Almeida Lago Filho
Teste do CRM SP reprova 59% dos estudantes de medicina. Maioria dos futuros médicos infelizmente não soube nem identificar quais são os sintomas da tuberculose. O resultado do exame aplicado pelo CRM SP aos estudantes recém-formados no Brasil levantou o alerta da categoria e também da população. Isso porque 59,2% dos formandos em medicina foram reprovados na prova, ou seja, não acertaram 50% das questões. Esse é o 8° ano em que o exame é obrigatório, mas o resultado não impede que o estudante obtenha registro profissional. O desempenho das universidades, porém, não foi divulgada pelo conselho, que fez um acordo de sigilo com as entidades . O exame foi aplicado em novembro passado — 1,6 mil alunos fizeram a avaliação em todo o Estado de São Paulo, sendo 106 da Unicamp e 93 da PUC-Campinas. Entre as questões que a maior parte dos estudantes não soube responder está uma sobre sintoma de tuberculose: 64% erraram a pergunta sobre diagnóstico.
Fernando Fonseca
Nem se pagarem para mim, mandaria meu filho nestes antros..... Fazem 30 anos que a USP foi referencia de qualidade, mas a esquerda destruí todas....