Topo

Zelensky pede aos aliados que "acelerem" entrega de armas após novos ataques mortais da Rússia

29/06/2024 15h45

Os ataques russos contra uma cidade na região de Zaporíjia e vilarejos na região de Donetsk, no sul e no leste da Ucrânia, mataram 11 pessoas no sábado (29), de acordo com as autoridades ucranianas.

Depois dos novos ataques mortais, o presidente ucraniano Volodymyr Zelensky pediu a seus aliados ocidentais que "acelerassem" o fornecimento de armas.

Relacionadas

"Os russos atacaram a cidade de Vilniansk", na região de Zaporíjia, e "o inimigo matou sete pessoas. Dois dos mortos eram crianças", disse Ivan Fedorov, o governador regional, em uma rede social. Dez pessoas ficaram feridas e vários edifícios, principalmente residenciais, foram danificados, acrescentou.

Vilniansk fica a 29 quilômetros a nordeste de Zaporíjia, a principal cidade controlada pelos ucranianos na região. A Rússia alega ter anexado a região, mas, embora ocupe grande parte dela, não a controla totalmente.

Rússia em várias frentes de ataque

A Rússia já atacou Zaporíjia e as cidades vizinhas várias vezes desde o início de sua ofensiva na Ucrânia em 2022, mas nas últimas semanas concentrou seus esforços no leste do país, e não no sul.

Autoridades ucranianas também anunciaram que os ataques russos a vilarejos da linha de frente na região de Donetsk, no leste do país, deixaram quatro pessoas mortas. Outros dois vilarejos Zarichne e Nova York contabilizam, respectivamente, três e um mortos, segundo autoridades locais.

Mais armas para Kiev após novo acordo 

O presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, visitou Bruxelas na quinta-feira (27) para assinar um acordo de segurança com a União Europeia. Ele declarou que o documento significa um passo em direção à "paz e à prosperidade" no continente.

Após esses novos ataques de Moscou no sábado, o presidente ucraniano Volodymyr Zelensky pediu a seus aliados ocidentais que "acelerassem" a entrega de armas às forças de Kiev.

"As decisões que precisamos devem ser aceleradas. Qualquer atraso nas decisões nesta guerra significa a perda de vidas humanas", alegou Zelensky, pedindo a entrega de armas para "destruir os lançadores de mísseis russos".

Os ataques ocorreram um dia depois de outro ataque na cidade de Dnipro, ao norte de Zaporíjia. Uma pessoa foi morta e outras 13 ficaram feridas, anunciou a polícia ucraniana no sábado.   

"A polícia identificou uma mulher morta em um ataque com mísseis na cidade de Dnipro. Ela é uma moradora de 76 anos de um prédio destruído", de acordo com um comunicado. Também houve 13 feridos, "incluindo um bebê e uma mulher grávida".

(Com informações da AFP)

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Zelensky pede aos aliados que "acelerem" entrega de armas após novos ataques mortais da Rússia - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade


Últimas notícias