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A poucos dias dos Jogos Olímpicos, transportes ainda preocupam moradores e visitantes

01/07/2024 10h30

Faltando poucos dias para a abertura dos Jogos Olímpicos de Paris 2024, em 26 de julho, o transporte ainda é uma das preocupações para organizadores e visitantes. De tudo o que havia sido prometido na candidatura de Paris para sediar o evento, a extensão da linha 14 do metrô é a única infraestrutura de transporte entregue a tempo.  

Maria Paula Carvalho, da RFI em Paris

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Após oito anos de obras, o presidente Emmanuel Macron inaugurou, no dia 24 de junho, a extensão do metrô que agora liga o sul e o norte de Paris em tempo recorde. A nova linha 14 cruzará a cidade por 28 km, sendo a mais longa da rede metropolitana de Paris. Ela é considerada a "espinha dorsal" dos transportes para os Jogos Olímpicos, pois servirá a Vila dos Atletas de Saint-Denis, o Stade de France e o Centro Aquático Olímpico. Durante as competições, são esperados cerca de 700 mil passageiros por dia.   

"Eu tenho imensa honra, em nome de todos, de declarar aberta a estação Saint-Denis-Pleyel", declarou o presidente Emmanuel Macron. "São mais de 15 anos de concepção desse trabalho, que se apoia sobre décadas de estudos e comprometimento de diferentes níveis de governo, empresas públicas e privadas, que nos permitem, hoje, fazer esta inauguração. Obrigada a todos por esse engajamento coletivo. É isso que a República sabe fazer, ao reunir todas as forças da nação, mudar vidas de maneira muito concreta", acrescentou o líder francês.  

Conexão rápida com aeroporto de Orly

Com um custo de € 3,5 bilhões, (R$ 21 bilhões, na cotação do dia) esta linha automática deverá se tornar a mais movimentada de Paris, até meados de 2025, com um milhão de passageiros por dia. 

Além dos 260 mil moradores dos subúrbios ao sul da capital, a obra vai beneficiar os turistas que desembarcam no aeroporto de Orly e que poderão viajar até a estação Châtelet, no coração de Paris, em apenas 25 minutos, pagando € 11,50 (quase R$ 70). Para quem tem o passe de transporte mensal metropolitano (Navigo), o custo do trajeto já está incluído. 

Até hoje, o acesso ao aeroporto de Orly exigia um trecho pago à parte (ORLYVAL), entre o terminal aeroportuário e a estação Antony do trem metropolitano RER B. O tempo de viagem até Châtelet, usando esta opção de transporte, é de 45 minutos. Outras alternativas são ônibus ou carro. 

Em entrevista à RFI, Jean-François Monteils, presidente do conselho de administração da Société des Grands Projets (Sociedade de Projetos de Grande Porte), comemora o cumprimento desta etapa, com o fim das obras da linha 14. Mas Monteils lembra que é só o início do 'Grand Paris Express', projeto que prevê a criação das linhas 16 e 17. O Charles de Gaulle Express, ligação entre o aeroporto de Roissy e Paris, sem escalas, em 20 minutos, também ficará para 2027. 

"É uma conclusão, mas também um começo, já que esta é a primeira estação que inauguramos e entregamos ao público, a primeira de uma imensa rede que é o Paris Express", detalha. "Assim como nas 68 novas estações que virão, nós teremos obras de arte que poderão ser admiradas pelos viajantes. Muitas histórias vão acontecer aqui e para nós, é uma grande emoção", estima Monteils.  

A nova estação Saint-Denis-Pleyel conta com uma obra monumental de mais de 11 mil azulejos do artista português Vhils, intitulada 'Estratos urbanos'. "Paris sempre foi um centro importante para a arte e já faz 15 anos que sou convidado para projetos aqui. Esta relação com a França é muito importante para mim", enfatizou o artista à RFI.        

Olimpíadas sem carro e com transporte mais caro

Paris 2024 é a primeira Olimpíada na história a proibir o acesso de carro aos locais de competição. Mas enquanto as autoridades incentivam o transporte público, os usuários já se deparam com uma rede que está frequentemente saturada e sujeita a incidentes. 

A expectativa é que o metrô e o RER sejam postos à prova durante os Jogos Olímpicos. Para garantir a circulação de milhões de espectadores esperados, haverá um aumento de 15% na frequência dos metrôs. Porém, a estimativa é que 140 estações, das quase 450 de Paris e seus subúrbios, ficarão sobrecarregadas durante a quinzena olímpica. 

Além do forte movimento, os turistas vão pagar mais caro pelo transporte, já que a tarifa do metrô quase duplicará durante os meses de julho e agosto. O bilhete unitário, que custa atualmente € 2,10 (R$ 12,60 ), passará a custar € 4 (R$ 24) e o pacote de 10 passes passará de € 16,90 a € 32 (de R$100 para cerca de R$ 192), conforme a Île-de-France Mobilités (IDFM), empresa responsável pelos transportes na região parisiense.

Já os pacotes mensais e anuais, destinados aos moradores da cidade, "não serão afetados por estes aumentos".

Além da rede de metrôs e as linhas de ônibus de Paris, os organizadores dos Jogos Olímpicos esperam contar ainda com 3 mil bicicletas adicionais para aluguel e os cerca de 400 quilômetros de ciclovias construídos para o evento. 

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