Topo

PSOL deve pedir investigação do ministro Gilmar Mendes à PGR

Daniela Martins

Em Brasília

29/05/2012 19h26

O PSOL anunciou nesta terça-feira que deve pedir nesta semana a investigação do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Gilmar Mendes. Em nota, o partido informa que seus parlamentares na Câmara e no Senado apresentarão representação na Procuradoria-Geral da República (PGR).

A expectativa era que o documento fosse protocolado ainda hoje. No entanto, a assessoria do PSOL informou que parlamentares da bancada queriam ter acesso ao texto antes de encaminhá-lo à PGR e que a representação pode não ser apresentada hoje.

A legenda se baseia nas acusações publicadas pela revista "Veja" neste fim de semana de que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva teria pedido ao ministro Gilmar Mendes o adiamento do julgamento do chamado mensalão.

"Tal representação pede que sejam esclarecidas as circunstâncias que levaram o referido ministro a somente neste momento relevar sua versão sobre a reunião que teria tido com o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e sobre o possível financiamento de viagem ao exterior desta autoridade por parte do senhor Carlinhos Cachoeira", diz a nota.

O partido também quer explicações sobre a relação de Mendes com o senador Demóstenes Torres (ex-DEM-GO e agora sem partido), apontado pelo PSOL como "principal agente público envolvido com a organização criminosa" de Carlos Augusto Ramos, conhecido como Carlinhos Cachoeira.

Além de propor a investigação de Mendes, o partido assinou a representação do PSDB, DEM e PPS que pede à PGR a apuração das acusações contra o ex-presidente Lula. "O PSOL pauta sua atuação no Parlamento e na sociedade pela exigência de que todos os fatos envolvendo práticas antiéticas na política brasileira sejam devidamente investigados", disse a nota.