Topo

Temer diz que AGU vai decidir sobre asilo a boliviano

27/08/2013 18h42

O vice-presidente da República, Michel Temer, afirmou, nesta terça-feira (27) que a necessidade de concessão de um novo asilo ao senador boliviano Roger Pinto Molina será examinada pela AGU (Advocacia-Geral da União).

"Ele estava asilado em território brasileiro na embaixada e, agora, está em território brasileiro. Essa é uma questão que será examinada pela AGU, mas, em princípio, esse território é uma extensão do território estabelecido na embaixada, na Bolívia", disse Temer.

O vice-presidente acredita que a vinda de Molina ao Brasil não deve prejudicar as relações com aquele país. "Essas coisas são resolvidas diplomaticamente. Nós temos uma diplomacia muito eficiente na Bolívia e no Brasil", minimizou.

Molina é um senador de oposição ao governo do presidente Evo Morales e fugiu para o Brasil com a ajuda do diplomata Eduardo Saboia. O episódio levou à queda de Antonio Patriota, que perdeu o posto de chanceler.

"O ministro Patriota prestou relevantíssimos serviços ao governo", afirmou Temer. "Não foi uma demissão; foi um pedido de demissão de modo que ele deixa marca extraordinária de trabalho e vai continuar prestando serviços, agora, junto à ONU."

Dilma & Congresso

O vice-presidente disse, ainda, que a presidente está fazendo reuniões constantes com a base de apoio ao governo no Congresso. "A presidente Dilma tem trabalhado excelentemente bem com a base no Congresso Nacional. Nos primeiros dias de retorno aos trabalhos, a presidente já fez quatro reuniões com os líderes da base na Câmara e com os líderes da base no Senado. A relação é a melhor possível."

Temer deu essas declarações na sede do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), onde participou de posse de novos integrantes do órgão, em Brasília.