Adversários em Alagoas, Lira e Calheiros viveram 'climão' em viagem de helicóptero | Lira: Os Atalhos do Poder #2
"Valeu o boi!", segundo episódio do podcast original do UOL Prime, explora a rivalidade entre Arthur Lira e a família Calheiros.
A colunista do UOL Thais Bilenky detalha o dia em que o presidente Lula reuniu os dois rivais na inauguração do programa "Minha Casa, Minha Vida" em Alagoas, em maio de 2024.
Na ocasião, Lira foi vaiado pela plateia ao ser anunciado pelo presidente da República.
De São José da Tapera, os políticos tinham que ir para Maceió para a segunda fase da agenda.
A comitiva do presidente era grande, e alguns helicópteros foram reservados para as autoridades. Um deles tinha quatro lugares, com poltronas viradas para si.
Renan pai e Renan filho, um do lado do outro. Rui Costa, ministro-chefe da Casa Civil, e Arthur Lira, lado a lado.
O estafe da presidência da República conseguiu deixar Renan Calheiros olhando para Arthur Lira e Arthur Lira olhando para Renan Calheiros durante os mais longos 50 minutos da história da política alagoana.
O podcast "Lira: os Atalhos do Poder" é publicado às quartas-feiras no YouTube do UOL Prime, Spotify, Apple Podcasts, Amazon Music, Deezer e em todas as plataformas de podcast.
Pontos principais do episódio:
No episódio, Thais Bilenky viaja para Barra de São Miguel e conversa com Benedito de Lira, conhecido como Biu, pai do presidente da Câmara e prefeito da cidade alagoana. O político de 82 anos relembrou o início da carreira do filho e resumiu a filosofia política da família. "Na época da primeira eleição dele eu saí pedindo voto. E ouvia muito dizer: vou votar no seu filho porque é um rapaz de palavra. Em política você não pode ter outro caminho. Pode, pode. Não pode, não pode."
A repórter mostra como funciona o equilíbrio de forças entre Arthur Lira e a família Calheiros no estado de Alagoas. Políticos como Marcelo Victor, deputado estadual de Alagoas, tentam fazer alianças com os dois lados para garantir poder político no estado. "Eu quero ser amigo dos dois".
Bilenky conversou com o ministro do STF, Gilmar Mendes, que foi procurado pelo pai de Lira na época da Operação Taturana, em 2007, quando Lira era vereador e foi um dos afastados na operação da Polícia Federal. "Eu procurei o ministro, não como político, como pai". A suspeita era de desvios na Assembleia Legislativa de Alagoas, um esquema que hoje conhecemos como "rachadinha". Na conversa, Gilmar Mendes não tratou do caso específico, mas defendeu que os casos de políticos sejam julgados em Brasília — por conta do foro privilegiado, que está em debate no STF, e para evitar que inimigos locais interfiram em processos judiciais.
Em primeira mão, Bilenky conta como Lira e Eduardo Cunha se uniram para enfraquecer a família Calheiros no Congresso. Em 2013, Lira estava ainda em seu primeiro mandato como deputado federal e trabalhou para que o carioca desbancasse seus inimigos e vencesse a liderança do PMDB. Já Cunha encabeçou a articulação para que Lira continuasse no comando do Partido Progressista, o PP.
Em entrevista exclusiva, o ministro dos Transportes Renan Filho, primogênito do senador Renan Calheiros, provoca Lira: "Em serviço, ele nunca prestou o que a gente prestou a Alagoas. Nem na saúde, nem na segurança, nem na infraestrutura. Então, ele tá bem distante em realizações para o estado."
A partir de 2021, Lira vira presidente da Câmara e passa a angariar apoio de prefeitos alagoanos aliados ao MDB dos Calheiros. Por isso, a disputa entre os dois lados se intensifica.
"Lira: os Atalhos do Poder"
Apresentação e reportagem: Thais Bilenky
Pesquisa e roteiro: Thais Bilenky e Clara Rellstab
Montagem, desenho de som e trilha sonora original: Arthur Decloedt
Captação e finalização: João Pedro Pinheiro
Direção de voz: João Pedro Pinheiro, Clara Rellstab e Caroline Monteiro
Design: Eric Fiori
Motion design: Leonardo Henrique Rodrigues
Direção de arte: Gisele Pungan e René Cardillo
Coordenação: Ligia Carriel, Caroline Monteiro e Carla Araújo
Gerente geral de reportagens especiais: Diego Assis
Gerente geral UOL Notícias: Alexandre Gimenez
Diretor de conteúdo do UOL CS: Murilo Garavello
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.