Sucessão de Hugo Chávez

Ao VivoUOL na Venezuela

A reportagem do UOL está em Caracas para acompanhar a eleição presidencial na Venezuela. No dia 14 de abril, os venezuelanos vão às urnas para eleger o sucessor de Hugo Chávez, morto no mês passado

Governo bloqueia acesso à página do CNE desde o exterior

Somente quem está na Venezuela consegue acessar a página do CNE (Conselho Nacional Eleitoral, o equivalente venezuelano ao TSE brasileiro) na internet. Segundo o vice-presidente venezuelano, Jorge Arreaza, a medida foi tomada porque existem ameaças de invasão de hackers estrangeiros ao site. A página do CNE deve, em breve, divulgar os primeiros resultados preliminares da eleição presidencial da Venezuela. Arreaza também contou que durante alguns minutos a internet em toda a Venezuela ficou instável para que o governo pudesse fazer algumas alterações para se proteger de ataques. Em sua conta no Twitter (@jaarreaza), o vice-presidente tratou de acalmar os eleitores. “Não se desesperem. Os dados eleitorais não dependem da internet. É um sistema muito mais seguro e auditado”, publicou.

Votação está encerrada na Venezuela

A eleição presidencial na Venezuela acabou às 18h (19h30 pelo horário de Brasília). No entanto, foram fechadas apenas as seções eleitorais que não tinham mais eleitores. Quem ainda está nas filas poderá votar mesmo depois do horário oficial de encerramento da votação. Na TV, membros da campanha de Henrique Capriles fazem um apelo para que as seções sem fila sejam realmente fechadas. Para a oposição, a abstenção de eleitores de Maduro é uma das esperanças para uma eventual vitória do candidato antichavista.

Conta oficial de Nicolás Maduro no Twitter é invadida

O candidato chavista à presidência da Venezuela, Nicolás Maduro, teve sua conta oficial de Twitter (@NicolasMaduro) hackeada neste domingo (14). Os autores dizem ser do grupo lulzsec, do Peru. A rede social é um dos principais canais de comunicação do candidato. A conta do partido de Maduro, o PSUV (@partidopsuv), também foi invadida. 

Conta oficial de Nicolás Maduro no Twitter é invadida - Reprodução

Sem santinhos, mas com algumas propagandas proibidas

Como a propaganda eleitoral está completamente proibida pelo país, quase não há santinhos dos candidatos presidenciais nas ruas. Para quem está acostumado com a eleição brasileira, chega a ser estranho ver as ruas próximas aos centros de votação completamente limpas. No entanto, em uma caminhada pela cidade, é possível ver alguns lugares burlando essa regra. Um restaurante no Boulevard Sabana Grande, um dos principais centros de compras de Caracas, colocou diversos cartazes de Maduro na fachada e veiculava em uma caixa de som um discurso do ex-presidente Hugo Chávez. 

Candidatos usam anúncios oficiais para driblar proibição de propaganda

O jornal "El Universal", um dos principais do país, traz um anúncio de página inteira com os feitos do governo de Miranda, Estado comandado pelo candidato oposicionista à presidência, Henrique Capriles. Propagandas eleitorais estão proibidas neste domingo de eleição. No entanto, anúncios do governo -- seja ele municipal, estadual ou federal -- estão permitidos. 

Candidatos usam anúncios oficiais para driblar proibição de propaganda - Thiago Varella/UOL

Jornal sugere que Maduro nasceu na Colômbia

Boa parte da imprensa venezuelana é bastante tendenciosa. O jornal oposicionista "La Razón" traz na edição deste domingo (14) uma entrevista com o ex-deputado Gustavo Tarre Briceño e o ex-juiz Román Duque Corredor, ambos antichavistas.Na reportagem, o jornal sugere que Maduro seja colombiano, já que sua mãe teria nascido na cidade de Cúcuta. Assim sendo, ele não poderia assumir a presidência da Venezuela, já que, pela Constituição, o presidente precisa ter apenas a nacionalidade venezuelana. 

Jornal sugere que Maduro nasceu na Colômbia - Thiago Varella/UOL

Em dia de metrô grátis, procura-se um táxi em Caracas

Muitos taxistas decidiram ficar em casa neste domingo. Por isso, encontrar um táxi, principalmente nas áreas mais nobres de Caracas, como o bairro de Las Mercedes, é uma tarefa complicada.No sábado, um taxista me disse que estava receoso em ir trabalhar. “Dependendo do resultado, pode haver confusão nas ruas. Como o metrô irá funcionar gratuitamente, acho melhor não ir trabalhar”, disse o motorista, que trabalha em um ponto em um shopping em Chacao. 

Eleitores convocam uns aos outros para votar

Por mais de uma vez, fui abordado por eleitores no meio das ruas de Caracas e fui perguntado se já havia votado. Muitos motoristas estão saindo às ruas com as janelas abertas, mostrando o dedo mindinho pintado, para deixar claro que já votaram.

Eleitores convocam uns aos outros para votar - Thiago Varella/UOL

Jogador chavista quase causa confusão em reduto de Capriles

Poucos minutos antes da entrada do candidato Henrique Capriles no colégio Santo Tomás de Villanueva, em Baruta, o jogador de beisebol e cantor Antonio “El Potro” Alvarez foi até o centro eleitoral para também votar.  Na saída, o artista, assumidamente chavista, foi bastante vaiado e xingado pela população local, simpatizante da oposição.Alvarez chegou a ser empurrado por um antichavista mais exaltado e quase brigou no meio da rua. 

Clima tranquilo na região central de Caracas

A reportagem do UOL passou por cinco centros de votação nos bairros El Recreo, na região central da cidade, e Las Mercedes, em Baruta. O clima era de muita tranquilidade. Em média, os eleitores demoravam cerca de 20 minutos nas filas em frente aos colégios para votar.

Clima tranquilo na região central de Caracas - Thiago Varella/UOL

Festa da democracia no Twitter

 Tanto Nicolás Maduro quanto Henrique Capriles estão usando o Twitter para estimular seus eleitores a votar. "Lealdade União e Amor. Lealdade ao sonho Chávez União do povo e Amor à Pátria para garantir o futuro e a paz eterna", postou o candidato chavista. Já o oposicionista Capriles disse na rede social: "Convido-os a ler minha coluna semanal! Hoje todos podemos mudar o país", escreveu após abrir o dia com a mensagem "Está clareando a manhã na Venezuela...Vamos votar! Esperança, fé e coragem"!

Jornais venezuelanos

Como não poderia deixar de ser, todos os principais diários venezuelanos trouxeram a eleição deste domingo (14) como manchete. A maioria dos jornais, como o El Universal e o Últimas Notícias pedem aos eleitores que votem em paz. A preocupação com a violência é muito grande em todo o país. Uma curiosidade: pelo menos na região próxima ao metrô Chacaito, é muito difícil encontrar uma banca aberta para comprar jornais. Pelo jeito, os jornaleiros também saíram cedo para votar.

Jornais venezuelanos - Thiago Varella/UOL

Chávez e Chaves

A figura do ex-presidente Hugo Chávez é quase onipresente na TV venezuelana. No entanto, nesta manhã de domingo (14), os canais do país estão tão concentrados na cobertura eleitoral que Chávez quase não aparece. Porém, Chaves, o seriado, está sendo transmitido pelo canal mexicano, disponível em quase todas as operadoras de TV por assinatura no país. Se Chávez não é unanimidade, Chaves, na Venezuela, parece agradar a todos, chavistas ou não. 

 Chávez e Chaves - Reprodução de TV/Thiago Varella/UOL

Piloto de Fórmula 1 faz apelo

O piloto venezuelano de Fórmula 1, Pastor Maldonado, da Williams, fez um apelo na televisão estatal para que a população vá votar neste domingo (14) de eleições presidenciais no país. “Quero pedir que todos votem de maneira pacífica. Vamos votar e definir o futuro da Venezuela”, afirmou. O curioso é que Maldonado não vai votar. Ele está em Xangai, onde participou na última madrugada do GP da China de Fórmula 1. O venezuelano foi o 13º colocado. Maldonado é abertamente chavista. O ex-presidente ajudou muito em sua carreira. O principal patrocinador do piloto é a empresa estatal de petróleo PDVSA.

Candidato nanico espalha cartazes

Além de Maduro e Capriles, a eleição presidencial venezuelana conta com mais seis candidatos. Um deles, o pastor Eusebio Mendez, da Nuvipa (Nueva Visión Para Mi País), espalhou alguns cartazes por Caracas. De acordo com as pesquisas, Mendez não chega nem a ter 1% das intenções de votos.

Candidato nanico espalha cartazes - Thiago Varella/UOL

Todo mundo sóbrio

Como no Brasil, na Venezuela também existe lei seca durante a eleição. Aqui, desde as 18h de sexta até as 18h de segunda, ninguém pode vender bebida alcoólica. A lei é bastante respeitada. Nos supermercados, a seção de bebidas está isolada com uma fita. Nos hotéis, só consegue beber quem deixou cerveja gelando no frigobar. 

Todo mundo sóbrio - Thiago Varella/UOL

A TV de um contra a TV do outro

Você se lembra de ter assistido a algum comício de Dilma Rousseff ou de José Serra na íntegra e ao vivo na TV aberta brasileira nas últimas eleições? Não, né? Pois na Venezuela os canais mostram os comícios ao vivo, na íntegra, sem corte ou aquele tempinho para ir no banheiro. Claro que a TV do governo, a VTV, só mostra Maduro. Parece que Capriles nem existe. Na Globovisión, principal voz de oposição ao chavismo na televisão, o oposto acontece. Nesta noite, a VTV mostra Maduro em Caracas, e a Globovisión foca apenas em Capriles no Estado de Lara. Os dois candidatos estão encerrando a campanha presidencial.

Sabe quem manda mesmo nas ruas de Caracas? As motos

O governo chavista manda e desmanda no país, mas ninguém tem mais poder nas ruas de Caracas do que os motoqueiros. Eles andam na contramão, atravessam o farol vermelho como se aquilo fosse enfeite e rodam com um estranho capacete que mais parece ter vindo do front de batalha da 2ª Guerra Mundial. Com o preço ridículamente baixo da gasolina, e com a profusão de concessionárias de marcas chinesas, existem milhares de motos nas ruas de Caracas. E ninguém ousa desafiá-las.

Chávez surge após menos de dez minutos na Venezuela

Não tem jeito. Assim que o avião aterrissa em Caracas, o visitante leva menos de dez minutos para ver uma foto do ex-presidente Hugo Chávez, que morreu em março deste ano. Na sala onde o turista aguarda para ser atendido pelo oficial de imigração, existe um painel gigante com a imagem do líder político. O candidato governista Nicolás Maduro demora mais para aparecer para o turista. Dentro do aeroporto de Maiquetía, não há nenhuma menção a ele ou ao oposicionista Henrique Capriles. Porém, na estrada que liga o aeroporto a Caracas, as primeiras propagandas de Maduro surgem. A primeira foto de Capriles só surge quando o visitante já está dentro de Caracas. Na capital venezuelana, há muito mais cartazes de Maduro do que de Capriles, mas, sem dúvida, fotos de Chávez existem nas ruas em maior proporção do que as de qualquer outra pessoa. 

Na capital da Venezuela

A reportagem do UOL está em Caracas para acompanhar a eleição presidencial da Venezuela

UOL Cursos Online

Todos os cursos