Quando estiver à procura de talento, busque propósito e paixão
Pergunta: É óbvio que você é ótimo em escolher parceiros para executar suas ideias. Como você verifica se a pessoa tem paixão e determinação suficiente para fazer um negócio crescer?
-Maciej Miko, Polônia
Resposta: É preciso muitos tipos diferentes de presidentes-executivos e altos executivos para liderar os 50 mil funcionários da Virgin e manter nossos negócios divertidos, com propósito e lucrativos. Nós encontramos grandes líderes em toda parte: trabalhando arduamente dentro da empresa, executando mudanças empresariais em grandes corporações e até mesmo vendendo autopeças no bagageiro de seus carros. A parte empolgante é deixá-los brilhar em papéis de liderança.
O longo processo de formação da força do quadro de sua empresa começa com a prática diária de permitir que os funcionários assumam responsabilidades desafiadoras além de seus papéis atuais. Tudo o que você precisa é ouvir as ideias deles e dar a eles poder para transformar as melhores em realidade. Desenvolver as habilidades deles é essencial para o sucesso a longo prazo de sua empresa.
Seguindo esse princípio, nós promovemos pessoas de dentro da empresa o máximo possível --não há melhor forma de aprender se alguém tem paixão e determinação do que trabalhando com ele ou ela diariamente. A carreira de Jayne-Anne Gadhia conosco é um grande exemplo de como isso pode funcionar. Em 1995, ela foi uma integrante crucial da equipe que lançou a Virgin Direct, e então ela ajudou no lançamento do serviço bancário tudo em um, a conta Virgin One. O sucesso da Virgin One foi tamanho que, três anos depois, o Royal Bank of Scotland comprou os 50% restantes que ainda não possuía do negócio, por 100 milhões de libras.
Quando começamos a procurar por alguém para assumir o cargo principal da Virgin Money em 2007, nós já conhecíamos Jayne-Anne bem --o quanto era durona, criativa e sua capacidade de liderança-- de modo que ela foi uma das primeiras pessoas em quem pensamos. Ela assumiu a liderança de nossa compra do falido banco Northern Rock em 2011, onde ela introduziu abordagens boas para a comunidade que conquistaram a confiança do público: a Virgin Money agora é o terceiro maior credor líquido do Reino Unido, responsável por mais de 3 milhões de clientes.
Diferente da profunda experiência de Jayne-Anne nem seu campo, alguns fundadores de novos negócios ingressaram no Virgin Group com pouco mais que sua energia, paixão e foco --tudo isso essencial para o desenvolvimento de uma ideia em uma empresa e para atrair e manter parceiros e funcionários.
Quando conhecemos Billy Levy e Zack Zeldin, nós soubemos que eles eram amigos na faculdade, na Universidade da Flórida, e abriram seu primeiro negócio juntos, vendendo freon para lojas de autopeças. A verdadeira paixão deles era jogar videogames, e como gamers, eles sabiam que as pessoas estavam ávidas em competir por dinheiro e prêmios contra outras com habilidade semelhante. Eles lançaram o WorldGaming.com, que compramos em 2010.
De lá para cá, a Virgin Gaming fez parcerias com grandes empresas de entretenimento interativo para integração de nossa tecnologia em games populares disponíveis para Playstation e Xbox. Até o momento, nossos gamers já ganharam mais de US$ 45 milhões.
O que fez Billy e Zack, agora respectivamente vice-presidente e presidente da Virgin Gaming, se destacarem? A proposta deles foi inspiradora e, enquanto discutíamos a ideia com eles, ficou claro que eles seriam capazes de gerar empolgação entre os funcionários diariamente. Eles tinham algo que funcionou no passado para a Virgin: inexperiência jovem, compensada por um foco incessante no sucesso.
Alguns de nossos outros presidentes-executivos costumavam trabalhar para concorrentes maiores. Quando fizemos essas contratações, o que procurávamos acima de tudo é se a pessoa ouvia seus funcionários. Você pode dizer que um líder é aberto a mudança quando seus funcionários se sentem empoderados para tomar decisões que podem se tornar a norma.
David Crush foi um executivo da American Airlines por mais de 22 anos antes de se juntar à Virgin America, e ele realmente levou a sério a oportunidade de trabalhar em uma empresa menor, onde toda voz podia ser ouvida. Seu programa anual de treinamento, que conta com a participação de todos os funcionários, enfatiza a comunicação, reconhecimento e o trabalho em equipe. David participou recentemente de uma sessão aberta, onde companheiros de equipe realizaram um brainstorm de ideias para a política de viagens do staff. Ele então cuidou para que a melhor sugestão do grupo fosse implantada, agradando a todos aqueles que contribuíram. A liderança de David ajudou a transformar a primeira companhia aérea doméstica americana aberta depois do 11 de Setembro em uma empresa premiada e lucrativa.
Respondendo à sua pergunta, Maciej, nós procuramos por paixão, determinação e algo mais --tudo depende do que o negócio precisa. Os líderes que encontramos compartilham o mesmo espírito empreendedor e foco no atendimento ao cliente que fazem parte do DNA da Virgin.
Que valores centrais sua marca representa e ela procura por eles em seus líderes?
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