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Para construir uma carreira gratificante, comece ouvindo os outros

Por Richard Branson

21/02/2014 00h01

Pergunta: Qual é o seu conselho para aqueles que desejam se destacar como líderes, mesmo que a intenção seja liderar estudantes em vez de trabalhadores?

– Corentin

Pergunta: Qual é a melhor parte de ser bem-sucedido?

– Lola

Resposta: Embora essas duas perguntas não pareçam, à primeira vista, ter nenhuma relação entre si, a resposta a elas é quase uma só e a mesma.

Em geral, é fácil de detectar um líder inexperiente. Se você vir alguém levantando a voz para seus funcionários, gaguejando nervosamente na frente de um grupo ou evitando admitir um erro, pode ter certeza de que essa pessoa está apenas começando.

Corentin, se você quer se destacar como líder, uma boa maneira de começar é ouvindo. Os melhores ativos de qualquer organização tem são as pessoas – e se você estiver pronto para ajudar sua equipe a alcançar seus objetivos, você poderá começar a reunir informações sobre como fazer as coisas caminharem apenas prestando atenção ao que os funcionários estão dizendo.

Essa habilidade irá ajudá-lo durante toda sua carreira. Líderes que são grandes ouvintes geralmente também são ótimos para detectar e colocar em prática estratégias e planos de grande impacto (um termo que um dos meus editores sugeriu para esse caso é “multiplicadores de força”).

E esse termo me fez passar à pergunta de Lola. Nós percebemos que os sucessos da Virgin permitiram que eu e meus colegas dedicássemos muito de nosso tempo e energia para ajudar os outros. Proporcionar o incentivo e dar os conselhos que os jovens precisam para criar empresas e ajudar suas comunidades é uma das coisas mais gratificantes que fazemos.

Nunca há tempo ou dinheiro suficientes para ajudar a todos que precisam. Por isso, nós usamos a experiência que temos nos negócios e em práticas de liderança para tentar alcançar o maior número de pessoas possível – multiplicando nossas forças! Nós fornecemos conselhos práticos por meio de discussões e palestras, oferecem cursos em nossos Centros de Empreendedorismo Branson em Johanesburgo, na África do Sul, e Montego Bay, na Jamaica, e proporcionarmos acesso a uma rede de mentores por meio de nossa fundação Virgin Unite.

Nós dependemos fortemente das mídias sociais para espalhar a nossa mensagem por aí, e em 13 de fevereiro passado eu participei de um Google Hangout, encontro organizado pela Virgin StartUp com um grupo de jovens empresários que estavam abrindo negócios com a ajuda da Start-Up Loans Company, uma iniciativa financiada pelo governo britânico. Todos os participantes estavam em busca de ideias que pudessem ajudá-los a dar o pontapé inicial em suas empresas e de soluções de baixo custo capazes de fazer seus escassos recursos renderem mais.

Adam Jones, um dos co-proprietários da CrossFit Witham, uma academia de ginástica minimalista localizada na cidade de Lincoln, explicou que o que diferencia seu novo negócio é a atmosfera amigável. A academia de Adam só oferece pesos livres – sem esteiras nem máquinas de musculação –, e também não há calefação no inverno. Espera-se que todos os membros da academia se ajudem mutuamente, e eles treinam juntos. Isso ajudou a criar relacionamentos estreitos entre os membros, e Adam queria saber como manter esse toque pessoal quando seu negócio se expandir para novos locais e à medida que a base de alunos matriculados aumentasse.

Eu expliquei que nós da Virgin frequentemente nos preocupamos com as mesmas coisas à medida que as nossas startups começam a se firmar. Em todos os casos, a manutenção das relações entre os funcionários e os clientes e entre todos dentro desses grupos ajuda a preservar essa energia única.

Eu sugeri a Adam que ele delegue mais decisões a sua equipe para que seus funcionários sejam capazes de administrar a primeira academia, além de zelarem pela manutenção e pelo crescimento dessas relações. Nesse meio tempo, o trabalho dele deve ser principalmente o de procurar um novo local e montar a segunda academia. O potencial de crescimento da empresa de Adam depende de sua capacidade de abrir mão do controle total.

Tom Travers e Sophie Frost, co-fundadores da Yucoco, tem um desafio diferente na tentativa de fazer sua marca crescer no mercado de produtos de confeitaria. A ideia de negócio deles se destaca: a Yucoco ajuda os clientes a elaborar e criar barras de chocolate personalizadas usando várias coberturas tentadoras e vários tipos de chocolate diferentes, com resultados deliciosos. O desafio da Yucoco é conseguir penetrar e crescer em um mercado no qual enormes orçamentos publicitários são a norma.

Tom e Sophie acabaram de lançar sua startup em janeiro passado, e eles me pediram conselhos sobre a melhor maneira de informar os clientes potenciais sobre seus chocolates e sua marca. Eu expliquei que os clientes são os melhores defensores dos confeiteiros-artesãos – o marketing boca-a-boca será a forma mais eficaz de fazer a propaganda de sua empresa. Sabendo disso, eles deveriam recorrer às mídias sociais para promover suas novas barras e seus novos sabores. A julgar por seus esforços online, os primeiros sinais do acerto dessa estratégia foram bons, e eu estou ansioso para provar a barra de chocolate que eles estão criando para mim.

Após 40 anos no mercado, eu realmente gosto de ajudar jovens empreendedores a se lançarem no mundo dos negócios, e conversas como essas às vezes também me proporcionam novos insights. Esse tipo de evento é um verdadeiro “multiplicador de forças”, pois nós ajudamos uns aos outros. Por meio de discussões e da arte de ouvir é possível tropeçar em soluções nas quais ninguém tinha pensado antes – soluções que vão ajudar você a criar sua base única e exclusiva para o sucesso.

(Richard Branson é o fundador do Virgin Group e de empresas como a Virgin Atlantic, Virgin America, Virgin Mobile e Virgin Active. Ele publicou recentemente dois livros: “Screw Business as Usual” e “Like a Virgin”. Ele mantém um blog em www.virgin.com/richard-branson/blog. Você pode segui-lo no Twitter em twitter.com/richardbranson. Para saber mais sobre o Grupo Virgin, acesse: www.virgin.com)