Topo

O que vestir na viagem de negócios: o tipo de sucesso adequado a você

01/05/2014 00h01

Pergunta: Eu farei minha primeira viagem a negócios no mês que vem, para visitar fornecedores potenciais na China. Você tem algum conselho sobre o que devo esperar e como devo me comportar? Tenho 22 anos. Devo vestir terno e deixar crescer a barba, para que me levem mais a sério?

–Simon Stanfield, Londres

Resposta: Simon, fico feliz em saber que você está planejando com antecedência, mas eu ainda não deixaria de me barbear!

Você passará por algum estresse ao negociar as necessidades de sua empresa em um ambiente não familiar; sua meta, enquanto se prepara, deve ser evitar se colocar em uma situação onde repentinamente se sinta menos seguro de si, seja por não estar vestido de acordo ou por não saber qual é a etiqueta de negócios local.

Mas é engraçado que esteja me pedindo, entre todas as pessoas, uma opinião sobre traje formal. Nos primórdios da Virgin, o pessoal costumava brincar, "O dia em que virmos Richard indo de terno para uma reunião com o gerente do banco, nós saberemos que estamos em apuros!"

Como a Virgin começou no meio musical, trabalhando com artistas como The Sex Pistols, Boy George, The Rolling Stones, Genesis e outros, nunca foi esperado que eu vestisse um terno de risca de giz, chapéu-coco e os guarda-chuvas típicos do austero mundo dos negócios britânico. Até hoje eu não possuo muitos ternos.

Quando lançamos a Virgin Atlantic Airways em 1984, onde o código de vestuário era mais formal, eu já estava à vontade no meu modo --eu assumi a atitude de que o que veriam é o que teriam. Naquela época eu preferia calça de veludo e suéter folgado e percebi que isso não fazia nenhuma diferença para minha capacidade de fechar negócios. A equipe executiva da Virgin Atlantic nunca foi persuadida a vestir algo mais formal que um paletó --e, mesmo assim, a ocasião precisaria ser especial para que isso acontecesse.

Mas eu sempre levei um paletó para viagens de negócios à Ásia. Certamente seria aconselhável você levar um terno --ou pelo menos um paletó e calças mais finas-- e talvez deixar os jeans surrados em casa.

Dito isso, você deve ter em mente com quem você se encontrará. Em visitas recentes ao Japão e à China, notei um relaxamento acentuado em códigos de vestuário antes rígidos. Nos setores de tecnologia e internet, ternos e gravatas são raros. Por outro lado, se você precisar negociar com banqueiros, representantes do governo ou executivos de uma corporação respeitada, você descobrirá que o código de vestuário ainda é extremamente formal segundo os padrões ocidentais.

Você pode escapar impune ao abrir mão da gravata, mas omitir o paletó provavelmente seria visto como rude.

Na Ásia, eu preferiria errar por excesso de cautela e me vestir de modo ligeiramente mais conservador para as reuniões. Caso você se sente com uma pessoa muito mais velha, ela provavelmente apreciará seu estilo. Se o seu par estiver vestido de modo casual, você sempre pode tirar o paletó.

Também é importante planejar a logística de como chegar a cada reunião. Isso vale especialmente para a China, onde uma das maiores gafes que você pode cometer é se atrasar, o que é visto como desrespeitoso. Mesmo chegar poucos minutos atrasado é problemático, logo, certifique-se de reservar tempo para quaisquer dificuldades que possam surgir. O trânsito em Pequim e Xangai é absolutamente brutal, mas nunca é considerado uma desculpa válida para se atrasar --confie em mim, eu aprendi do modo difícil.

Se você estiver em dúvida sobre algo, espere para ver o que seus anfitriões farão e então siga o exemplo. Isso às vezes pode ser desajeitado. Em um almoço de negócios muito doloroso no Japão nos anos 80, eu fiquei desconcertado ao me ver diante de um prato de peixe cru. Sashimi ainda não era muito popular no Ocidente, de modo que não sabia quão delicioso ele era e não pensei nele como comida. Eu me atrapalhei, ficando tão desesperado que cheguei até mesmo a esconder um pouco no guardanapo, mas foi duro --e, olhando para trás, eu deveria ter simplesmente comido a refeição e aproveitado!

Também lembre que desenvolver relacionamentos pessoais é especialmente importante ao fazer negócios na China. Assim, enquanto estiver lá, faça tudo o que puder para fazer amizade com as pessoas que são importantes para o sucesso de sua empresa. Tenha em mente que ocasiões sociais tendem a ser apenas isso --negócios não costumam ser discutidos fora do expediente. Provavelmente haverá muita bebida, de modo que precisará lidar com isso sem fazer papel de bobo. É tudo divertido e, ao desenvolver a confiança com seus pares chineses, você descobrirá que uma gafe ocasional de cada lado não importará muito, porque vocês poderão rir disso juntos.

Tenha uma boa viagem para a Ásia e boa sorte em trazer bons negócios para casa!