Topo

Deixar emprego estável para abrir negócio não é sonho inatingível

Richard Branson

28/08/2014 00h01

Pergunta: Meu irmão costumava trabalhar no resort Ulusaba do Virgin Group, perto do Parque Nacional Kruger, na África do Sul, onde ele preparava suas refeições nas várias ocasiões em que você visitava. Eu o persuadi a deixar seu emprego e abrir uma empresa de bolos – ela se chama Cake Tapastry.

Eu tentei lhe dar conselhos e o apoio que precisava para que o negócio progredisse, mas sua motivação parece baixa. Que conselho você daria para alguém com grande potencial, mas que não tem confiança para transformar um negócio em algo significativo? –Bilal Hoosen

Resposta: Bilal, por favor, mande meus cumprimentos ao seu irmão, porque fiz algumas refeições maravilhosas em Ulusaba. A cozinha de lá é um lugar fantástico para chefs aperfeiçoarem seus talentos, e estou certo de que ele tem talento para tornar seu negócio de bolos um sucesso.

Deixar um emprego estável não é fácil para muitas pessoas. Apesar de alguns empreendedores natos estarem prontos e dispostos a mergulhar em oportunidades de negócios, outras pessoas são mais reservadas e precisam de um empurrão. Isso não significa que não serão boas empreendedoras –o sucesso certamente não é reservado para um tipo específico de personalidade.

Na Virgin StartUp, uma de nossas empresas sem fins lucrativos no Reino Unido, nós fazemos empréstimos a juros baixos para empreendedores e os ajudamos a se associarem com mentores. Desde que lançamos a empresa há pouco menos de um ano, nós percebemos que um dos problemas é que muita gente talentosa acha que empreendedorismo está simplesmente fora de seu alcance, o que é uma pena. Parte do que nós e os mentores fazemos é mostrar para as pessoas que estão nos primeiros estágios de começar essa carreira é que administrar seu próprio negócio não é um sonho inatingível, mas sim uma possibilidade muito realista.

Talvez você possa encontrar alguém com experiência no ramo que possa dedicar algum tempo para conversar com seu irmão –é provável que essa pessoa já tenha passado pelas mesmas dúvidas e medos que ele está atualmente experimentando. Se você não tiver contatos no setor de seu irmão, pode haver uma rede local de apoio à qual ele possa se juntar.


Outro motivo comum para as pessoas empacarem é por acharem que se tornar um empreendedor significa destinar todas as suas economias a uma ideia com fé cega. Mas com frequência é possível começar pequeno e ir crescendo até algo maior. Seu irmão poderia considerar conquistar novos clientes vendendo seus bolos e sobremesas em uma feira, ou contatando algumas pequenas padarias para ver se gostariam de comprar alguns de seus produtos de modo limitado. O retorno dos clientes ou de pessoas do meio seria de grande valor enquanto ele pensa nos próximos passos.

Às vezes o encorajamento dos primeiros clientes pode ajudar um empreendedor a dar o salto. Richard Reed, o cofundador da Innocent Drinks, uma das empresas de bebidas mais populares no Reino Unido, conta a história de como ele e dois de seus amigos tinham empregos estáveis –eles usavam terno e recebiam bons salários. Então, em um fim de semana em 1999, o trio foi a um festival de música para vender os smoothies que faziam. Eles colocaram um grande cartaz perguntando às pessoas se eles deviam abandonar seus empregos para fazer smoothies em tempo integral. Abaixo do cartaz havia duas caixas, uma marcada com "Sim" e a outra com "Não". Richard pediu aos clientes que votassem com seus copos vazios; ao término do fim de semana, a caixa de "Sim" estava cheia até a boca.

Como resultado, os amigos pediram demissão na manhã de segunda-feira e passaram a se dedicar ao seu negócio. Aquele fim de semana foi um trampolim que ajudou a lançar aquela que agora é uma empresa conhecida e multimilionária.

Para seu irmão, feiras e festivais culinários locais não seriam apenas um ótimo lugar para ele testar seus produtos –eles estão cheios de pessoas fascinantes trocando histórias e dicas. Há muita empolgação entre o público e investidores no setor de alimentos, e ele está atualmente repleto de novas empresas inovadoras. Participar de eventos desse tipo e conhecer pessoas que também estão tentando abrir o apetite de seus clientes deve ajudar a colocá-lo no estado de espírito certo.

Finalmente, você já pensou em abrir um negócio? Se você tiver ideias, não apenas encoraje outros a ir atrás delas –vá em frente e entre de cabeça você mesmo!

P.S.: A Virgin StartUp está começando uma busca pelas melhores novas empresas no setor de comes e bebes britânico. Como parte de nossa celebração Foodpreneur Fest 2014, nós estamos pedindo às empresas que se inscrevam enquanto procuramos pela comida preferida das crianças, a nova empresa mais saborosa, a melhor empresa de alimentos saudáveis e a nova marca de alimentos mais empolgante. Os vencedores serão anunciados no evento final. Se você tiver interesse em participar, por favor vá ao endereço bit.ly/1p9Igjn.