Topo

Ser seu próprio chefe exige uma tomada de risco refletida

Richard Branson

30/10/2014 00h04

Pergunta: Quando é o melhor momento para deixar seu emprego regular e abrir seu próprio negócio? Além disso, você acha que algumas pessoas são moldadas apenas para serem funcionárias e trabalhar para empresas por toda a vida? –Nick B. Kiremire

Resposta: Eu tive sorte de ser meu próprio chefe desde que abandonei a escola, aos 16 anos, de modo que nunca enfrentei a decisão sobre deixar ou não um emprego. Mas na Virgin, nós iniciamos centenas de negócios, de modo que sei que transformar uma ideia em um empreendimento bem-sucedido exige muito trabalho árduo. Eu também sei que às vezes nunca parece haver um bom momento para lançar outra empresa.

Lançar seu próprio negócio é uma das coisas mais recompensadoras e realizadoras que alguém pode fazer. E apesar de uma tomada de risco ser uma coisa a encorajarmos, é importante ter em mente que a maioria dos novos negócios fracassa no período de um ano e meio. Assim, antes de abrir mão da segurança de um contracheque constante, você precisa ter o máximo de certeza possível que vale a pena correr o risco.

Por exemplo, em 1972, nossa equipe lançou a Virgin Records ao lado de nosso primeiro negócio, a revista "Student". Nós posteriormente mudamos nosso foco principal da revista para o ramo de discos, mas apenas depois de termos certeza que havia um forte mercado para os discos. Na época, a decisão foi fácil, porque a demanda por nossos discos estava crescendo tão rápido que rapidamente superou as vendas de nossa revista. Nós tínhamos a prova.

Hoje, provar que há demanda para seu produto ou serviço (enquanto você mantém seu emprego regular) está mais fácil do que nunca. Sites de crowdfunding como o Indiegogo, por exemplo, permitem que você teste a ideia de seu negócio por meio de vídeos, e se é uma ideia que os espectadores gostam, eles investem dinheiro nela (frequentemente antes mesmo de você criar seu primeiro produto). Se você atrai a atenção de investidores potenciais e consegue levantar fundos adequados, você terá provado que existe um mercado para seu produto ou serviço, e você contará com dinheiro suficiente para iniciar o negócio que você deseja. Assim, buscar financiamento para seu negócio antes de largar seu emprego regular é uma decisão muito inteligente.

Nós lançamos recentemente os empréstimos Virgin StartUp no Reino Unido, para dar aos empreendedores o financiamento que precisam para começar, assim como orientação para a criação de uma previsão realista de fluxo de caixa. Frequentemente, essa previsão mostra que uma empresa não arrecadará dinheiro suficiente para sustentar o empreendedor por algum tempo, de modo que é sábio preservar uma renda regular antes de mergulhar de cabeça na direção de uma nova empresa em tempo integral.

Dito isso, na Virgin nós encorajamos o espírito empreendedor em nossa equipe e muitos de nossos funcionários lançaram empresas bem-sucedidas em vários setores. Mas muitos também permaneceram para celebrar aniversários de 10 e 20 anos na Virgin.

O fato de uma pessoa gostar dos benefícios de trabalhar para alguém não significa que ele ou ela não seja talhado para ser empreendedor. Por muito tempo, os alunos eram ensinados na escola que sua meta ao se formarem era simplesmente conseguir um bom emprego, e isso era o que maioria tentava fazer. Esse tipo de pensamento era míope –nem todo mundo é talhado para um emprego das 9h às 17h, e pouca consideração era dada ao apoio aos criadores dos empregos do futuro.

Mas as coisas estão mudando. A recessão mais recente viu dezenas de milhares de pessoas perderem repentinamente seus empregos após passarem grande parte de suas vidas adultas no mesmo plano de carreira. Isso levou muitos a considerarem se faria mais sentido trabalharem para si mesmos em vez de uma empresa. Atualmente, mais pessoas estão decidindo tomar seu futuro em suas próprias mãos e se tornarem seus próprios chefes.

Esse foco no empreendedorismo também chegou aos sistemas de educação, o que é ótimo. Nós estamos fazendo nossa parte em expor os estudantes jovens ao empreendedorismo por meio de iniciativas como o Virgin Money's Fiver Challenge, que fornece 5 libras para crianças com idades entre 5 e 11 anos no Reino Unido, para que possam abrir mininegócios e ver se conseguem ter lucro. Programas como esse podem ajudar a criar mais empreendedores no futuro e podem até prevenir algumas pessoas de acreditarem que sua única opção é "trabalhar para empresas a vida inteira".

É claro, não há nenhuma garantia que um negócio será bem-sucedido. Mas se você estiver procurando por uma desculpa para permanecer no emprego, em vez de se concentrar em tempo integral em seu negócio, você sempre encontrará uma. Quando você corta a rede de segurança e se dedica plenamente à sua empresa, é fundamental que você a lance em uma área pela qual tenha paixão. Lembre-se de se divertir, e se o empreendimento não der certo, aprenda com seus erros para que esteja mais bem equipado da próxima vez. Boa sorte!