Topo

Esqueleto de dinossauro carnívoro é vendido por U$ 2,3 milhões em Paris

Com mais de 9 m de comprimento e 2,6 m de altura, esse dinossauro teria vivido no período Jurássico - Stephane de Sakutin/AFP
Com mais de 9 m de comprimento e 2,6 m de altura, esse dinossauro teria vivido no período Jurássico Imagem: Stephane de Sakutin/AFP

Em Paris

04/06/2018 17h57

O esqueleto de um tipo pouco comum de terópode carnívoro foi vendido nesta segunda-feira (4) por mais de dois milhões de euros (US$ 2,3 milhões ou R$ 8,6 milhões) em um leilão celebrado na Torre Eiffel, o monumento símbolo de Paris.

Os ossos do que os cientistas acreditam ser "provavelmente uma nova espécie" parecida ao alossauro, um tipo de dinossauro carnívoro e bípede, foram encontrados durante escavações em 2013 no Wyoming (Estados Unidos).

O esqueleto, de 150 milhões de anos, 70% intacto, foi adquirido por 2,01 milhões de euros por um colecionador de arte francês anônimo, que prometeu emprestá-lo a um museu da França.

Leia também: 

O dinossauro, com mais de 9 m de comprimento por 2,6 m de altura, viveu no período Jurássico, informou Eric Mickeler, da casa de leilões Aguttes.

Ele informou que era "o único em sua espécie" descoberto até agora.

O especialista Eric Geneste havia destacado à AFP que é impossível "classificar o esqueleto de alossauro" pois é mais robusto, "com ombros mais largos e um número diferente de dentes".

"Há tantas diferenças entre este dinossauro e um alossauro como entre um ser humano e um gorila", acrescentou.

Houve interessados do Japão e da Suécia que tentaram adquirir o esqueleto em lances por telefone, com lances acima da estimativa de 1,8 milhão de euros.

A mesma casa de leilões francesa vendeu um alossauro chamado Kan por 1,1 milhão de euros em 2016.

Mickeler destacou que os "herbívoros não encantam tanto os compradores quanto os carnívoros".