Topo

Caçadores de tesouros dizem ter achado moedas valiosas

BBC Brasil

18/05/2007 19h32

Caçadores de tesouros americanos afirmaram ter encontrado meio milhão de moedas de prata e centenas de moedas e objetos de ouro em um navio naufragado no Oceano Atlântico.

Especialistas da empresa de arqueologia Odyssey Marine Exploration - responsáveis pelo achado - afirmam que a descoberta é a maior do tipo e vale milhões de dólares.

"As moedas de ouro são quase todas deslumbrantes amostras cunhadas", disse Greg Stemm, um dos fundadores da Odyssey.

Alegando motivos legais e de segurança, a equipe de pesquisadores manteve em segredo o local do naufrágio - referido por eles apenas como Black Swan (Cisne Negro, em portugues).

Os tesouros, que incluem mais de 17 toneladas de moedas de prata, foram enviados aos Estados Unidos e estão sendo examinados por peritos em um local não-divulgado.

Importância histórica

Os artefatos foram puxados do fundo do mar com a ajuda de um robô submarino.

A equipe da Odyssey diz que o sítio é de "grande" importância histórica, por causa das novas visões que pode oferecer sobre as viagens marítimas e a vida social da época do naufrágio.

"Nossa pesquisa sugere que exista um grande número de naufrágios do período colonial que foram perdidos na área onde o sítio está localizado, então estamos sendo muito cautelosos ao especular sobre a possível identidade do naufrágio", disse outro fundador da Odyssey, John Morris.

"Nós tratamos este sítio com luvas de pelica e o trabalho arqueológico feito por nossa equipe lá é incomparável. Estamos documentando e filmando minuciosamente o sítio, que acreditamos terá uma importância histórica imensa."

A empresa disse acreditar que o naufrágio pode tornar-se "um dos mais famosos da história".