Topo

Nasa abre biblioteca virtual de sons do espaço

23/10/2014 05h20

A Nasa (agência espacial americana) passou a disponibilizar, pela internet, uma biblioteca sonora com registros de missões históricas ao espaço e arquivos das missões atuais.

Entre os mais de 60 arquivos postados no Soundcloud estão registros que se tornaram mundialmente famosos, como o momento em que a equipe da Apollo 13 diz "Houston, we've had a problem" (Houston, tivemos um problema, em tradução livre), em 1970, para reportar à base da Nasa. A aeronave da missão sofreu uma explosão que impediu sua descida à Lua.

Também estão disponíveis gravações de áudio da Apollo 11, a missão anterior que conseguiu levar o homem à Lua, em 1969. Há, ali, a famosa frase do comandante Neil Armstrong - "One small step for a man, one giant leap for mankind" (um pequeno passo para o homem, um salto gigante para a humanidade) - e o momento do pouso do módulo lunar - "The Eagle has landed" (o Eagle pousou).

Foi nessa missão, em 20 de julho de 1969, que os astronautas Armstrong e Edwin E. "Buzz" Aldrin se tornaram os primeiros homens a caminhar na superfície lunar. Quando o módulo lunar aterrissou, com combustível restante para apenas mais 30 segundos de voo, Armstrong reportou à base. "Houston, aqui é Tranquility Base. O Eagle pousou". Em Houston, os cientistas comemoraram.

Horas depois, Armstrong se prepara para dar o primeiro passo humano fora da Terra, diante de mais de meio bilhão de pessoas que acompanhavam o evento pela TV.

A biblioteca sonora da Nasa tem, ainda, gravações de sons feitos por aeronaves americanas, ondas de rádio emitidas por corpos celestes e o som do espaço interestelar.