Parente de Aécio Neves é preso em operação da PF em Minas Gerais
A Polícia Federal prendeu nesta quinta-feira (30) pelo menos cinco pessoas acusadas de participarem da venda de habeas corpus no plantão do Tribunal de Justiça de Minas Gerais. Um dos presos é primo do senador Aécio Neves (PSDB), filho de um tio-avô do ex-governador de Minas.
A operação, batizada de Jus Postulandi, ainda não foi concluída e está sendo realizada nas cidades mineiras de Oliveira e Claudio.
A Polícia Federal informou que cumprirá mandados de prisão temporária por um prazo inicial de cinco dias. Durante este período, fará diligências para a investigação e resolução dos casos, sem a interferência dos envolvidos. Terminado o prazo de prisão temporária será avaliada a necessidade de prisão preventiva dos acusados.
Investigação
A Polícia Federal iniciou as investigações há cinco meses, por requisição do Ministério Público Estadual da cidade de Alpinópolis (MG).
Segundo a PF, após negociação com os presos interessados, em valores que variavam de R$ 120 mil a R$ 180 mil por pessoa, o advogado suspeito protocolava o pedido em determinado plantão do TJMG onde estaria trabalhando outro envolvido, com o auxílio de um intermediário. O requerimento era feito no plantão para burlar a distribuição natural dos processos.
O nome da operação, Jus Postulandi, significa “direito de postular” e faz menção à prerrogativa que os advogados têm de peticionar junto à Justiça.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.