Topo

Militares desaparecidos após incêndio em base brasileira na Antártida são identificados; mau tempo dificulta buscas

Do UOL, em São Paulo

25/02/2012 16h29Atualizada em 25/02/2012 17h22

A Marinha identificou na tarde deste sábado o nome dos dois militares que estão desaparecidos após incêndio em uma base militar brasileira de pesquisa na Antártida. Trata-se dos militares suboficial Carlos Alberto Vieira Figueiredo e Primeiro-Sargento Roberto Lopes dos Santos.

No incêndio, um militar ficou ferido mas não corre risco de morte, e os demais integrantes da base - 30 pesquisadores, o alpinista, o representante do Ministério do Meio Ambiente, os 12 funcionários do Arsenal de Marinha do Rio de Janeiro e o militar ferido - foram transferidos para Punta Arenas, no Chile, onde serão recebidos por militares da Marinha Brasileira. 

De lá, um avião disponibilizado pela Força Aérea Brasileira os trará de volta para o Brasil. Além disso, um navio da Marinha e embarcações argentinas e polonesas foram para a estação para prestar auxílio.

"As famílias do militar ferido e dos desaparecidos já foram comunicadas a respeito do fato e estão recebendo o apoio total da Marinha do Brasil, nesse momento de extrema dor", disse a Marinha em nota.

O incêndio na Estação Antártica Comandante Ferraz aconteceu na madrugada deste sábado (25). Segundo a Marinha do Brasil, um incêndio na "praça de máquinas", local onde ficam os geradores de energia da base, causou uma explosão. O fogo destruiu toda a estação, de 2.600 metros quadrados.

Devido às condições meteorológicas adversas na região, o chefe da Estação e os integrantes do Grupo-Base, que permaneceram na base combatendo o incêndio, foram transferidos para a base chilena Eduardo Frei. 

"Assim que as condições meteorológicas permitirem, a MB, com apoio do navio “Lautaro”, da Armada do Chile, enviará uma equipe do Grupo-Base, liderada pelo Chefe da EACF, para avaliar os danos causados à estrutura da Estação", informa a Marinha.