Topo

Espada da Força Aérea é encontrada em casa de suspeito de integrar PCC em Sorocaba (SP)

Do UOL, em Sorocaba (SP)

17/04/2012 12h19

A Polícia Militar encontrou uma espada da Força Aérea Brasileira, com o brasão da República gravado no cabo, na manhã desta segunda-feira (16) num conjunto habitacional do bairro Jardim das Tulipas, zona oeste de Sorocaba (102 km de São Paulo). O artefato estava com Claudionor da Cruz Caetano, 36, preso sob acusação de comandar o tráfico de drogas naquela região e de ser membro do PCC (Primeiro Comando da Capital).

Além da arma, que estava na parede do apartamento do acusado, a polícia também encontrou 40 gramas de cocaína e um livro caixa com o movimento da facção, que seria controlado por Caetano. Segundo os policiais, a espada é um símbolo de ostentação, que confere o status de poder entre os membros do crime organizado.

Foi por meio de uma denúncia anônima que a Polícia Militar chegou ao criminoso. Na manhã de ontem (16), os policiais foram informados de que um veículo Fiat Palio vermelho trafegava pelas ruas do bairro Mineirão levando drogas. O carro foi achado com Caetano e a namorada, que não tinha entorpecentes. Ao consultar a documentação do acusado, a PM descobriu que ele estava foragido do Centro de Detenção Provisória de Campinas (94 km de São Paulo) e que tinha passagens por roubo e homicídio.

À polícia, Caetano disse que está há cinco meses em Sorocaba e assumiu chefiar o tráfico de entorpecentes na zona oeste. Como a versão dele e da namorada não batiam, os policiais foram ao apartamento do casal, no Jardim das Tulipas, onde a espada e a cocaína foram encontradas. Pelas inscrições gravadas no artefato, a arma pertenceria a um oficial da Força Aérea formado em 1999.

Indiciado por tráfico e captura de procurado, Caetano foi preso e levado para o Centro de Detenção Provisória de Sorocaba. Sua namorada, cujo nome não foi revelado, foi enquadrada como testemunha.