Topo

Ossadas são encontradas em canil abandonado em Taquaritinga (SP), cães teriam morrido de fome

Ossada de cão é encontrada em canil abandonado no interior de SP; animais teriam morrido de fome - Divulgação/Polícia Ambiental de Jaboticabal
Ossada de cão é encontrada em canil abandonado no interior de SP; animais teriam morrido de fome Imagem: Divulgação/Polícia Ambiental de Jaboticabal

José Bonato

Do UOL, em Ribeirão Preto (SP)

15/05/2012 12h46

A Vigilância Sanitária de Taquaritinga (334 km de São Paulo) lacrou na manhã desta terça-feira (15) um canil no qual foram encontradas, na tarde de segunda-feira (14), 15 ossadas de cães mortos e seis cachorros com fome, sede e em péssimas condições de higiene. Além da interdição, o dono terá a autorização de funcionamento cassada.

“Os animais estavam muito magros. Eram pele e osso”, afirma o soldado Carlos Donizeti, da Polícia Ambiental. De acordo com ele, os cães encontrados são da raça fox paulistinha, chow chow, vira-lata e border collie.

Os bichos foram encaminhados à Associação Protetora dos Animais (APA) de Taquaritinga, onde receberam tratamento contra carrapatos, vacinas e alimentos. O caso agora vai ser investigado pela Polícia Civil, e o dono do canil poderá responder por crime de maus-tratos, cuja pena varia de três meses a um ano de prisão, além de pagar multa de, no mínimo, R$ 1.500.

Mau-cheiro

De acordo com o voluntário Paulo Andreguetto, 41, da entidade Grupo Amigo dos Animais, a suspeita é de que o dono do canil tenha desistido do negócio e, por isso, deixado os animais à míngua. No local também havia medicamentos com data de validade vencida.

Andreguetto afirmou que soube da situação por intermédio de vizinhos do canil, que reclamaram do mau-cheiro e suspeitaram que havia animais mortos no estabelecimento. 

Além do canil, também funcionava um pet shop no local, que, segundo Andreguetto, estava fechado já havia algum tempo. A reportagem do UOL procurou o comerciante Moisés Silvio da Silva Júnior, dono do canil e do pet shop, para comentar as denúncias, mas ele não foi encontrado.