Ossadas são encontradas em canil abandonado em Taquaritinga (SP), cães teriam morrido de fome
A Vigilância Sanitária de Taquaritinga (334 km de São Paulo) lacrou na manhã desta terça-feira (15) um canil no qual foram encontradas, na tarde de segunda-feira (14), 15 ossadas de cães mortos e seis cachorros com fome, sede e em péssimas condições de higiene. Além da interdição, o dono terá a autorização de funcionamento cassada.
“Os animais estavam muito magros. Eram pele e osso”, afirma o soldado Carlos Donizeti, da Polícia Ambiental. De acordo com ele, os cães encontrados são da raça fox paulistinha, chow chow, vira-lata e border collie.
Os bichos foram encaminhados à Associação Protetora dos Animais (APA) de Taquaritinga, onde receberam tratamento contra carrapatos, vacinas e alimentos. O caso agora vai ser investigado pela Polícia Civil, e o dono do canil poderá responder por crime de maus-tratos, cuja pena varia de três meses a um ano de prisão, além de pagar multa de, no mínimo, R$ 1.500.
Mau-cheiro
De acordo com o voluntário Paulo Andreguetto, 41, da entidade Grupo Amigo dos Animais, a suspeita é de que o dono do canil tenha desistido do negócio e, por isso, deixado os animais à míngua. No local também havia medicamentos com data de validade vencida.
Andreguetto afirmou que soube da situação por intermédio de vizinhos do canil, que reclamaram do mau-cheiro e suspeitaram que havia animais mortos no estabelecimento.
Além do canil, também funcionava um pet shop no local, que, segundo Andreguetto, estava fechado já havia algum tempo. A reportagem do UOL procurou o comerciante Moisés Silvio da Silva Júnior, dono do canil e do pet shop, para comentar as denúncias, mas ele não foi encontrado.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.