Topo

População indígena brasileira triplicou nos últimos 20 anos, diz IBGE

Hanrrikson de Andrade

Do UOL, no Rio

10/08/2012 10h00Atualizada em 10/08/2012 13h16

A população indígena brasileira triplicou nas últimas duas décadas, passando de 294 mil, em 1991, para 817,9 mil, segundo dados do Censo Demográfico 2010 divulgados nesta sexta-feira (10), que consideram tanto os residentes em terras indígenas (demarcadas) quanto os indígenas declarados fora delas. 

Segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), responsável pelo levantamento, houve uma pequena modificação na metodologia no último Censo. Além do quesito cor ou raça, que apontou que 817,9 mil pessoas se autodeclaram indígenas (dado é utilizado na comparação com pesquisas anteriores), uma segunda questão revelou que mais 78,9 mil se consideram indígenas por questões de tradições, costumes, cultura, entre outros. Com isso, o grupo passou a ter 896,9 mil pessoas. O objetivo foi evitar distorções.

De acordo com a  pesquisa, 63,8% desse total está em áreas rurais e 32,3%, em urbanas. Em relação à população total do país (que soma mais de 190 milhões de pessoas), os indígenas representam 0,4%, sendo que o Norte é a região onde eles estão em maior número: 342 mil.

A pesquisa catalogou ainda 274 idiomas distintos entre as 305 etnias encontradas --a maior é a tribo Tikúna, que corresponde a 6,8% do total de indígenas.

CENSO INDÍGENA

  • 896,9 mil

    pessoas

    O cálculo considera os 817,9 mil declarados no quesito cor ou raça e 78,9 mil que residiam em terras indígenas e se declararam de outra cor ou raça, mas se consideravam indígenas de acordo com aspectos como tradições, costumes, entre outros.

  • 505

    terras indígenas

    Áreas demarcadas que são habitadas tanto por pessoas que se declararam indígenas como por outros indivíduos.

  • 305

    etnias

    Segundo o IBGE, antes do Censo 2010, as pesquisas acadêmicas publicadas sobre o assunto trabalhavam com estimativa de 220 etnias. O número é surpreendente.

  • 204

    idiomas

    Considerando os indígenas com idade superior ou igual a cinco anos, 37,4% tinham como idioma usual alguma língua indígena e 76,9% se comunicavam prioritariamente em português.

IBGE - Censo 2010

    Com apoio da Funai (Fundação Nacional do Índio), os técnicos do IBGE catalogaram 505 terras indígenas, o que corresponde a 12,5% do território brasileiro, que hoje tem pouco mais de 106 milhões de hectares.

    Há 517,4 mil indígenas morando nessas áreas, sendo Yanomami (25,7 mil), que se divide entre Amazonas e Roraima, a de maior contingente populacional --representando 5% do total da população indígena brasileira.

    Etnias e idiomas

    Um desdobramento inédito do Censo Demográfico indica que a população indígena brasileira possui 305 etnias e 274 idiomas distintos, cuja maioria é derivada do tronco linguístico Tupi.

    De acordo com a metodologia utilizada pelo IBGE, o conceito de etnia é tomado por "comunidades definidas a partir de afinidades linguísticas, culturais e sociais".

    Segundo a diretora de pesquisa do instituto, Nilza Pereira, o número é surpreendente: "As pesquisas acadêmicas que foram divulgadas nos últimos anos trabalhavam com uma estimativa de 220 etnias. Descobrimos que muitas que eram dadas como extintas, na verdade, não estão".

    "Observamos o ressurgimento de muitas etnias. Eles estão saindo da invisibilidade graças a esse desdobramento do Censo. O momento é propício", completou ela.

    Das 305 etnias catalogadas, 250 estão dentro de áreas demarcadas e 300 fora das terras indígenas. De acordo com o IBGE, o cálculo considera que algumas etnias figuram em ambos os casos, das quais algumas são baseadas na resposta de uma única pessoa.

    Segundo o Censo, considerando os indígenas com idade superior ou igual a cinco anos, 37,4% tinham como idioma usual alguma língua indígena e 76,9% se comunicavam prioritariamente em português.

    As regiões nas quais as etnias mais preservam as suas línguas nativas são o Norte (55,2%) e o Centro-Oeste (57,1%), isto é, mais da metade da população indígena nessas regiões se encaixa em tal perfil. Já 16,3% dos indígenas com idade superior ou igual a cinco anos declararam não falar português.