Topo

Morcego invade piscina de bolinhas e morde menino durante festa em bufê de Campinas (SP)

Fabiana Marchezi

Do UOL, em Campinas (SP)

16/10/2012 12h15

Um menino de nove anos de idade foi mordido por um morcego na última sexta-feira (12) enquanto brincava na piscina de bolinhas durante uma festa em um bufê no bairro Cambuí, em Campinas (93 km de São Paulo).

Ele foi encaminhado para atendimento no Hospital de Clínicas da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), onde foi medicado e liberado. O morcego foi capturado e levado junto ao hospital, de onde foi encaminhado ao Instituto Pasteur, em São Paulo, para passar por exames que confirmarão se o animal estava infectado com a raiva. O resultado deve sair em 45 dias.

Nesta segunda-feira (15), o Departamento de Vigilância em Saúde (Devisa) de Campinas convocou outras 14 crianças para tomarem a vacina antirrábica e passarem por tratamento com soro no Hospital Municipal Dr. Mário Gatti.

De acordo com a médica veterinária Andréa von Zuben, do Devisa , ao todo 17 crianças participaram da festa de aniversário, realizada entre 12h e 16h de sexta-feira. Apenas as que entraram na piscina de bolinhas e supostamente tiveram contato com o animal foram chamadas.

Os pais das crianças que participaram da festa foram informados do incidente no mesmo dia. Um bilhete enviado pelo bufê informava que uma criança havia tido contato com um animal parecido com morcego e que aquelas que passaram pela mesma área deveriam ser levadas a um posto de saúde.

Piscina higienizada com álcool

A assistente de gerente Simone Fonseca da Silva confirmou que outras quatro festas foram realizadas no bufê durante o fim de semana, mas que o espaço seguiu todas as orientações dadas pelo hospital para isso.

“Contatamos a Polícia Militar e o Corpo de Bombeiros, que nos orientaram a capturar o animal e levar junto com a criança para o hospital para a identificação adequada. Em seguida, higienizamos a piscina e as bolinhas com álcool”, afirmou Simone. Segundo ela, três funcionários que tiveram contato com a piscina de bolinhas – inclusive o que capturou o animal - também foram imunizados junto com as crianças.

O morcego é um mamífero de hábitos noturnos que tem capacidade de voar. A transmissão da raiva pode acontecer por mordida, arranhadura ou lambedura de um animal infectado.