Presos fogem do núcleo de custódia de Natal por buraco aberto na parede
A fragilidade do sistema carcerário do Rio Grande do Norte levou a mais uma fuga de presos na madrugada desta terça-feira (23). Desta vez, a fuga foi do Núcleo de Custódia da Polícia Civil, localizado no bairro Cidade da Esperança, na zona oeste de Natal. Dois detentos são procurados pela polícia.
A fuga ocorreu por volta das 3h30 desta terça-feira. Erivânio da Silva, Jailson Gomes e Junior da Cruz tentavam deixar a unidade prisional por uma porta que dá acesso ao depósito do prédio onde funcionava a antiga 8ª Delegacia de Polícia, ao lado das dependências do Núcleo de Custódia. No prédio da DP, dois dos presos fizeram um buraco na parede, pelo qual escaparam.
Erivânio da Silva e Jailson Gomes são procurados desde a madrugada, quando a direção do Núcleo de Custódia acionou o Centro Integrado de Operações (Ciosp). Ao chegarem ao local, os militares encontraram apenas Junior da Cruz, que ficou preso no depósito, sem conseguir terminar a fuga.
A diretora da unidade, Tânia Pereira, disse que as chances de fuga são grandes no local, por conta da superlotação. "Nós queríamos que os detentos fossem para o Centro de Detenção Provisória de Pirangi. De lá, eles iriam para outra unidade prisional.”
Expectativa
O Núcleo de Custódia abriga hoje 85 presos. No dia 30 de agosto, o juiz da 4ª Vara da Fazenda, Cícero Martins, determinou que, em trinta dias, o governo do Estado removesse os presos do Núcleo de Custódia, além de determinar que o local não recebesse novos preso. A determinação não foi cumprida. Na época, o núcleo mantinha aproximadamente cem presos em um espaço preparado para receber apenas 40.
Nesta terça, após a fuga, a diretora da unidade mostrou expectativa com a possível transferência dos presos do Centro de Custódia para a Penitenciária Estadual de Alcaçuz, liberada esta semana para receber detentos que superlotam outras unidades carcerárias do Rio Grande do Norte. “Tenho esperança. Ela é a última que morre.”
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.