Topo

Com 36,1ºC, São Paulo tem a quarta tarde mais quente da história

Aline Cardoso

Do Jornal do Tempo

30/10/2012 17h55

A capital paulista registrou a quarta tarde mais quente da história das medições do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) e a tarde mais quente deste ano. Os termômetros chegaram aos 36,1ºC no Mirante de Santana, na zona norte. As informações são do Jornal do Tempo.

Até então, a temperatura mais alta das medições tinha sido registrada em 20 de janeiro de 1999, com 37ºC, seguida dos dias 19 e 21 de Janeiro, quando fez 36,7ºC.

De acordo com o Radar Somar, chove fraco na zona sul da capital, atingindo Sacomã, Cursino e ABC paulista, na Grande São Paulo. A qualidade do ar está irregular no Itaim Paulista e Mauá; nas demais regiões é regular.

A umidade relativa do ar é de 29,4% (estado de atenção) neste momento. Quando a umidade do ar está abaixo de 30%, considera-se estado de atenção; abaixo de 20%, alerta; e índices abaixo de 12%, são caracterizados como emergência, conforme pesquisas da Unicamp.

Nesse caso é recomendável evitar exercícios físicos e trabalhos ao ar livre entre 10h e 16h, e evitar aglomerações em ambientes fechados. É necessário consumir bastante água, umidificar o ambiente por meio de vaporizadores, toalhas molhadas, recipientes com água; usar soro fisiológico para olhos e narinas e sempre que possível permanecer em locais protegidos do sol.

Segundo a Somar Meteorologia, a madrugada também será abafada, com mínima prevista de 21ºC nesta quarta-feira. O calor e a mudança na direção dos ventos para o quadrante sul aumentam o potencial para chuva forte na Região Metropolitana de São Paulo. Há potencial para transtornos, porém localizados. Durante à tarde, a máxima passa dos 30ºC.

Próximos dias e feriado de Finados

Quem está esperando pegar uma praia neste feriado pode se frustar, pois o tempo muda já na véspera do feriado de Finados: há previsão de chuva e queda na temperatura. Viajar para o interior é a melhor escolha.

Na capital paulista ainda faz calor. Na quinta-feira, a passagem de uma frente fria pelo oceano organiza pancadas de chuva a partir da tarde na Região Metropolitana de São Paulo. Há potencial para chuva forte e transtornos como alagamentos e ventania, apesar do baixo volume de chuva previsto.

A sexta-feira, dia 2, vai ficar chuvosa e o tempo fica fechado por conta da frente fria. “A temperatura cai na capital paulista. Não chega a fazer frio, mas os termômetros não passam dos 26ºC” , diz Olívia Nunes. No sábado, 3, as temperaturas seguem amenas, a máxima prevista é de 24ºC. O sol volta a predominar no domingo, com máxima de 24ºC.