Topo

Chuva causa transtornos na Grande SP, para trens e deixa pessoas ilhadas

Do UOL, em São Paulo

14/02/2013 21h07Atualizada em 17/11/2014 19h36

O temporal que atingiu a capital paulista e a Grande São Paulo na tarde desta quinta-feira (14) alagou bairros e avenidas, parou trens e até o aeroporto de Congonhas deixou de funcionar à tarde, voltando a operar somente depois das 18h, com ajuda de aparelhos. Todas as regiões ficaram em estado de atenção para alagamentos e a zona oeste foi a mais atingida pela chuva.

Segundo o CGE (Centro de Gerenciamento de Emergências), choveu 367,8 mm em toda a cidade, sendo o Butantã, na zona oeste, o bairro com o maior índice pluviométrico (101,4mm), seguido da Lapa (67,8mm), também na zona oeste. Na Consolação, choveu o equivalente a 45,5 mm e no M´Boi Mirim, 33,4 mm –os quatro com os maiores índices de chuva no dia.

Carros ficam embaixo d’água em tarde caótica em São Paulo

Parte do estacionamento do shopping Butantã ficou debaixo d`água e até parte do Palácio do Governo, que fica no Morumbi, também ficou alagada.

As pancadas de chuva causaram ainda queda de árvores em 14 vias da capital, semáforos apagados em 85 ruas e mais 39 semáforos com amarelo piscante, de acordo com a CET.

Na Grande São Paulo, choveu forte na região do ABC e entre Carapicuíba, Itapevi, Santana de Parnaíba, Barueri e Osasco. A ponte Antônio Cardoso, em Santo André, no ABC paulista, desmoronou parcialmente por causa do temporal que atingiu a região.

Trens e avenidas

Com tanta chuva, a CET (Companhia de Engenharia de Tráfego) chegou a registrar 47 pontos de alagamento. A marginal Pinheiros, que ficou interditada nos dois sentidos, já foi liberada para os motoristas na altura do viaduto Eusébio Matoso, assim como a avenida Alcântara Machado, que também esteve interditada sob o viaduto Guadalajara por causa de alagamento.

Outras importantes avenidas continuam com lentidão e com pontos de alagamento transitáveis e intransitáveis, de acordo com a CET. Até as 21h50, haviam 12 pontos de alagamento na capital,quatro intransitáveis e oito transitáveis. Estão com pontos de alagamento intransitáveis os túneis Max Feffer, a avenida Faria Lima, no sentido Itaim, e a avenida Francisco Matarazzo, todas na zona oeste e a avenida Nove de Julho, no sentido centro.

A marginal Tietê, na altura da ponte da Vila Guilherme, três pontos na avenida Cruzeiro do Sul, na rua Alvarenga, na marginal Pinheiros, no sentido Castello/Interlagos, pista expressa e no sentido bairro/interior e na avenida Pedroso de Morais, em ambos os sentidos, têm pontos de alagamento transitáveis.

Por volta das 19h, as chuvas começaram a perder intensidade na capital e nos municípios vizinhos, mas os alagamentos alteraram ainda o turno dos trens e passageiros tiveram que esperar mais para entrar nos vagões.

A SPTrans acionou o Paese (Plano de Apoio entre Empresas de Transporte em Situação de Emergência) às 18h20, com 30 ônibus para atender os passageiros entre as estações Lapa e Barra Funda da linha 8 – Diamante. O sistema foi desativado somente às 20h25.

A circulação de trens entre as Estações Luz e Francisco Morato da Linha 7 - Rubi (Luz - Francisco Morato) também ficou alterada em razão da forte chuvas, ampliando o intervalo entre as composições e o tempo de percurso das viagens.

A circulação de trens entre as Estações Utinga e Prefeito Saladino da Linha 10 - Turquesa - ficou interrompida até as 18h e a circulação de trens entre as Estações Brás e Rio Grande da Serra da Linha 10 - Turquesa - também teve o intervalo ampliado entre os trens. A circulação de trens entre as Estações Júlio Prestes e Lapa da Linha 8 - Diamante - também ficou interrompida em razão de fortes chuvas a partir das 18h.

Às 16h25, o aeroporto de Cumbica, em Guarulhos, registrou rajadas de vento de aproximadamente 55km/h. No aeroporto de Congonhas, na zona sul, a velocidade dos ventos atingiu os 53km/h às 17h33.

Previsão

De acordo com os meteorologistas do CGE, a tendência é de que as chuvas diminuam ainda mais nas próximas horas. Entre o final da noite e a madrugada, a previsão é de apenas nebulosidade. Neste período, os termômetros ficam por volta dos 19ºC.

Os próximos dias seguem com condições típicas de verão na Grande São Paulo, com sol, variação de nuvens e temperaturas em elevação. As mínimas oscilam em torno dos 19ºC, enquanto que as máximas podem superar os 30ºC. No final do dia esperam-se chuvas de verão na Grande São Paulo.

O tempo não muda muito no sábado (16) que deve apresentar sol com variação de nuvens na capital paulista. Os termômetros variam entre mínimas de 19ºC e máximas em torno dos 29ºC. No final da tarde a nebulosidade aumenta e retornam as condições para chuvas na forma de pancadas.

Pedestre enfrenta água até o joelho em temporal em São Paulo