Topo

Incêndio em favela afetou estrutura de viaduto no Rio, diz secretário

Julia Affonso

Do UOL, no Rio

15/05/2013 18h09

O secretário municipal de Habitação do Rio de Janeiro afirmou, nesta quarta-feira (15), que duas colunas do viaduto Engenheiro Alvarino José da Fonseca, na zona norte, foram afetadas pelo fogo que atingiu a favela Bandeira 1, em Maria da Graça, no início da tarde. "O viaduto ficará interditado por tempo indeterminado, porque as colunas foram afetadas", informou Pierre Batista.

Moradores contam que perderam tudo

  • Julia Affonso

    "Cheguei aqui na favela há um ano, sem nada. Tudo o que eu conquistei pegou fogo, só sobrou a chave da minha casa. Pedi a um menino pra entrar e pegar minha identidade, que estava ao lado da porta, e ele conseguiu", diz Kelly Silveira, 20

Cerca de 200 famílias viviam na favela. Segundo o subprefeito da zona norte, André Santos, o fogo atingiu as casas de 150 famílias. As outras 50 também serão retiradas, e o local deixará de ter moradores. Três pessoas ficaram feridas durante o incêndio.

"Estamos fazendo o cadastro das pessoas para levar para um abrigo da prefeitura na Ilha do Governador e para todas as famílias receberem o aluguel social. Algumas pessoas vão para casa de parentes", disse Santos.

O secretário municipal de Habitação informou que as vítimas receberão o primeiro aluguel social em 48 horas. Duas tendas com funcionários da Defesa Civil e da Secretaria Municipal de Assistência Social foram montadas na subida do viaduto para atender os moradores. Segundo a Batista, cerca de 800 pessoas moravam no local.

Terceira vez

Segundo o subprefeito da zona norte, a principal suspeita é de que um curto circuito tenha iniciado o fogo. O presidente da Associação de Moradores da Favela Bandeira 2, Marcos Rodrigues disse que o local tinha muitos problemas de descarga elétrica. De acordo com ele, havia muitos fios desencapados no local.

Rodrigues afirmou que este foi o pior incêndio que atingiu a favela. Segundo ele, antes deste, houve outros três na área --um há três anos, e outros dois no ano anterior. Segundo moradores, havia muito gato de luz no local. "Tinha muito gato aqui, muito fio desencapado. Toda vez que ventava forte acabava a luz. Minha geladeira já tinha queimado mil vezes", contou o entregador Jean Souza, 20, morador do local havia dois anos.