Topo

Queda de energia afeta linha coral da CPTM; circulação é parcialmente retomada

Do UOL, em São Paulo

17/05/2013 16h09Atualizada em 17/05/2013 17h36

Uma pane no sistema de energia elétrica afeta estações da linha 11-coral (Guianazes-Estudantes) da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) no trecho entre as estações Guianazes e Poá, no extremo leste de São Paulo, desde as 14h desta sexta-feira (17).

Com o problema, a circulação de trens foi prejudicada e chegou a ser interrompida nas estações Ferraz de Vasconcelos e Antonio Gianetti Neto. Às 17h, foi liberada a circulação em via única no sentido Guaianazes-Poá. Às 17h15, o trecho entre Guaianazes e Antonio Gianetti foi liberado nas duas vias.   

Segundo a assessoria de imprensa da CPTM, o Paese (Plano de Atendimento entre Empresas de Transporte em Situação de Emergência) foi acionado na estação Guaianazes e mantido nas estações em que a circulação começou a ser restabelecida, já que começou o horário de pico.

O problema foi registrado no mesmo dia em que o governador Geraldo Alckmin (PSDB) confirmou para o próximo dia 1º reajuste das tarifas da CPTM e do metrô, ambas, hoje, em R$ 3.

No Twitter, usuários do sistema de transporte lembraram do anúncio do governador e reclamaram de estações lotadas em função do problema elétrico. O usuário @SapaCaminhao escreveu: "Um trem derrubo a fiação em Guaianazes. Nenhuma trem dessa linha ta andando".

Já ‏@Renato_Costta postou: "Em Itaquera já se encontra uma aglomeração de gente por que os trens sentido Luz-Guaianases estão com intervalo de 30 min. #Cptm #Metrosp". O mesmo usuário sugeriu: "Pessoal, muita paciência hoje. A Estação da Luz está bombando! Olha a hora. Isso não é normal. Quem vai pra #Zl boa sorte. #Cptm #Metrosp".

A usuária @akemi_aline crirticou: "Palhaçada o trem quebrado e isso: “@DiariodaCPTM: Tarifas do Metrô e dos trens vão subir em 1º de junho http://goo.gl/fb/Thb3b  #CPTM". 

No perfil @SardinhaExpress, o alerta: "15h24 ATENÇÃO se puderem evite a linha 11 da #cptm com destino Itaquera, terminal urbano com grande quantidade de usuários".