Topo

Coral de 150 crianças e jovens receberá o papa Francisco no Galeão

Carolina Farias

Do UOL, no Rio

22/07/2013 15h13

O papa Francisco será recebido ao chegar no Rio de Janeiro na tarde desta segunda-feira (22) na base aérea do Galeão, na Ilha do Governador, zona norte da cidade, por um coral de 150 crianças e jovens de três paróquias: Igreja da Ressurreição, em Copacabana; Nossa Senhora da Paz, de Ipanema; e Nossa Senhora de Fátima, na Taquara, zona oeste.

No repertório estão musicas de Gilberto Gil, como "A Paz e Estrela", além de "Semente do Amanha", de Gonzaguinha, "Valsa de Uma Cidade", de Ismael Neto, o "Hino da Jornada", além do hino não-oficial do Rio de Janeiro: "Cidade Maravilhosa".

Pedro Augusto Penteado, 21, tem uma banda de samba e pagode, mas participa de atividades do grupo de jovens da igreja em Ipanema e foi chamado para cantar na chegada de Francisco. "Eu estou com um sentimento de explosão", disse o jovem sobre a ansiedade.

Os amigos Uriel Fonseca, 24, e Leonardo Crivano, 20, também participantes das atividades da igreja em Ipanema, estavam com um misto de animação e nervosismo. "É o primeiro grupo de jovens que ele vai ver quando chegar aqui, é emocionante", disse Leonardo.

João Vitor Bezerra da Silva, 10, esperava calmo na fila de entrada da base, junto com o amigo Francisco William, 11. Eles são moradores da comunidade do Pavão-Pavãozinho, em Ipanema. Eles cantam na igreja da Ressurreição e foram escolhidos para participar do coral nesta segunda (22). Ensaiaram durante um mês.

"Minha mãe ficou em casa ansiosa", disse João. Se pudessem falar alguma coisa para o papa, pediriam bênçãos "para a família, os amigos e os inimigos", disseram os meninos.