Topo

Diálogo entre gerações é tesouro a ser conservado, diz papa

Carolina Farias

Do UOL, no Rio

26/07/2013 12h08

O papa Francisco afirmou no final da manhã desta sexta-feira (26) que o diálogo entre gerações deve ser conservado e alimentado. “O diálogo entre gerações é um tesouro a ser conservado”, disse Francisco, no palácio episcopal São Joaquim, no Rio de Janeiro, durante oração do Angelus Domini.

A declaração de Francisco foi feita neste dia 26 de julho, em que a Igreja Católica celebra o dia dos avós de Jesus, pais de Maria, São Joaquim e Santana. O pontífice destacou a importância dos avós para as famílias. "Os jovens devem saudar seus avós com carinho", disse o papa.

 
Avós que se concentraram no entorno do palácio São Joaquim, na Glória, zona sul do Rio, onde o papa Francisco fez a oração do Angelus, ficaram emocionados com a bênção especial aos avós.
 
"Filmei tudo, vou mostrar pras minhas netas. Fiquei muito emocionada só de vê-lo, imagina com a bêção", disse Elisabete Rodrigues, 50, de Charqueadas (RS). Quase vizinho ao palácio, o casal Margarete e Paulo Pereira tem só um neto, mas disse ter ficado contente com a homenagem. "Tudo o que ele disse faz sentido."
 
Uma multidão ainda espera a saída de Francisco do palácio episcopal. Alguns, que não conseguiram ver o pontífice, esperam ter uma chance. O pequeno Gustavo, de 5 anos, chorava. "Eu quero ver o papa!", gritava o garoto, com a mãe Maria Alice Freitas, 43, que não sabia que o papa viria a seu bairro nesta sexta. "Eu já tinha visto em Copa".
 
O papa Francisco chegou por volta das 11h ao palácio episcopal. A visualização da fachada do edifício pela multidão foi dificultada pelas árvores. A visita do papa coloca a Glória, na zona sul do Rio, em evidência. Nunca um papa esteve na residência oficial do arcebispo do Rio, dom Orani Tempesta, instalada no bairro.
 
Antes da oração do Angelus Domini, às 12h,  no Balcão Central do Palácio, Francisco teve um encontro com cinco detentos. Às 13h, o papa almoça com jovens de cinco continentes no Salão Redondo, no Palácio São Joaquim. Para a refeição, foi preparado um prato com toque brasileiro: arroz com abóbora e filé recheado com queijo provolone e aspargos na manteiga.
 
A partir das 18h, o papa participa da via-sacra com jovens na praia de Copacabana, zona sul do Rio de Janeiro, onde ele fará um discurso.