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Avenida Paulista tem velocidade reduzida para 50 km/h nesta segunda, ainda sem multar

Do UOL, em São Paulo

27/10/2013 06h00

A velocidade máxima na avenida Paulista, na região central de São Paulo, será reduzida de 60 km/h para 50 km/h a partir desta segunda-feira (28). Mas, de acordo com a CET (Companhia de Engenharia de Tráfego), os motoristas que excederem o novo limite só estarão sujeitos a multas após o período educativo "de uma a duas semanas".

"Esse tempo será para orientar a mudança, com banners, agentes de trânsito, placas", afirma o diretor de planejamento da CET, Tadeu Leite. Sobre multas ele afirmou: "Valer vai valer sempre. E todo aquele motorista que cometer qualquer infração de trânsito tem de ser autuado. O que fazemos é potencializar a educação para que isso não aconteça".

A redução de 10 km/h na velocidade máxima de uma das principais via de São Paulo, segundo Leite, será feita para garantir a convivência pacífica entre os diferentes meios de transportes. "A nova gestão da capital paulista tem investido fortemente em meios modais alternativos aos carros, tais como o ônibus e a bicicleta. E a redução das vias é uma adequação para que todas essas modalidades possam conviver sem gerar riscos umas às outras."

  • Arte UOL

Leite ressalta ainda a importância da medida para a melhoria da segurança dos usuários mais vulneráveis do sistema viário --pedestres e ciclistas--, assim como para a redução de acidentes e atropelamentos na área. "Essa é uma região com grandes índices de acidentes", aponta ele. Em 2012, de acordo com a CET, a via foi palco de 106 acidentes, sendo 32 atropelamentos. Dos 74 acidentes restantes, dois foram com bicicletas. Ao todo, três pessoas morreram e outras 122  ficaram feridas.

A nova velocidade, como apontou o diretor da CET, potencializa a segurança e garante o escoamento na via. "Aos 50 km/h, o veículo anda bem, a motocicletas andam bem, assim como os pedestres e os ciclistas andam bem." E Leite descarta ainda que a mudança possa contribuir com o aumento do trânsito na região, que normalmente já é bastante complicado, principalmente nos horários de pico.

"A avenida tem 2.600 metros de extensão. A redução de 10 km/h representa cerca de 30 segundos a mais no tempo em que o motorista levaria para percorrer a via livre", apontou ele, que relatou que o limite de velocidade em horários de bastante movimentação não faz muita diferença, já que a velocidade média nesses períodos acaba sendo bem inferior aos 50 km/h.

A avenida Paulista teve o limite reduzido de 70 km/h para 60 km/h em julho de 2011, dentro do programa de padronização dos limites adotado pela gestão de Gilberto Kassab (PSD) para aumentar a segurança do trânsito. A nova redução foi anunciada, em setembro deste ano, pelo secretário municipal de Transportes, Jilmar Tatto, que disse que o limite antigo não era "razoável".

Outras mudanças

Na segunda-feira passada (21), a velocidade máxima para veículos em 14 vias da região central de São Paulo caiu de 50 km/h para 40 km/h. Nos corredores de ônibus, a redução passou de 60 km/h para 50 km/h.

A medida se restringiu às ruas do interior da área chamada de Rótula Central, com extensão de cerca de 5 km, que inclui as avenidas Mercúrio, Senador Queirós, Ipiranga e São Luís, o viaduto Nove de Julho, o viaduto Jacareí, a rua Maria Paula, o viaduto Dona Paulina, a praça Doutor João Mendes, a rua Anita Garibaldi, a praça Clóvis Beviláqua, a avenida Rangel Pestana, o viaduto 25 de Março e o viaduto Mercúrio.

Mas as mudanças não param por aí, conforme Leite. De acordo com ele, assim como a avenida Paulista, todas as vias aonde se exige o tráfego compartilhado dos mais diferentes meios de transportes tende a ter a velocidade máxima reduzida.  E, ainda que o plano esteja em desenvolvimento, o diretor da CET relata a possibilidade de alterações nas avenidas Doutor Arnaldo, Heitor Penteado, Vergueiro, Domingo de Morais e Jabaquara.