Topo

Governador Valadares (MG) registra quase o dobro de chuva para dezembro em apenas dois dias

Do UOL, em São Paulo

18/12/2013 21h46

O município de Governador Valadares (MG) registrou quase o dobro de chuva previsto para dezembro em apenas dois dias. Entre segunda (16) e terça-feira (17), segundo a Cemig (Companhia Energética de Minas Gerais), choveu 270 mm, o que significa 67% acima da média tradicional do mês inteiro.

Homens se arriscam ao surfar e pescar em enchente em MG

A cidade mineira decertou estado de emergência, como informou a prefeita Elisa Costa, durante uma coletiva de imprensa realizada no final da tarde desta quarta-feira (18). Ao menos 25 bairros foram atingidos pelos temporais e cerca de 250 pessoas estão desalojadas.

"Moro em Governador Valadares desde criança e nunca vi uma situação de tanto transtorno na nossa cidade, nem mesmo com as cheias do rio Doce. A única coisa a comemorar é que não perdemos nenhuma vida", avaliou Elisa.

Governador Valadares é a sétima cidade a decretar emergência diante dos transtornos causados pelas chuvas que atingem o Estado. Também estão na mesma situação os municípios de Ataléia, Vargem Alegre, Santos Dumont, Rio Pardo de Minas, Comercinho e Capelinha.

Mortes

Ao menos seis pessoas morreram devido ao deslizamento que deixou uma família soterrada em Córrego do Malacacheta, zona rural do município de Sardoá (MG).  Cinco corpos já foram encontrados e identificados, são eles: Vladmir Souza, de 24 anos; Maria Conceição de Souza, de 50 anos; Wallace Catarino Costa Souza, 9; Wanderson de Souza, 10; e Gabriela de Souza Batista, 6.

O menino Leandro de Souza Batista, 7, que estava na residência atingida e ainda está desaparecido. O Corpo de Bombeiros mantém as buscas no terreno.