Topo

Pelo 2º dia, temporal atinge BH; carros são arrastados

Carros arrastados pela enxurrada durante forte chuva em Belo Horizonte - Carlos Rhienck/Hoje em Dia/Agência O Globo
Carros arrastados pela enxurrada durante forte chuva em Belo Horizonte Imagem: Carlos Rhienck/Hoje em Dia/Agência O Globo

Rayder Bragon

Do UOL, em Belo Horizonte

03/04/2014 16h49Atualizada em 09/06/2014 10h55

Um temporal atingiu Belo Horizonte na tarde desta quinta-feira (3) e causou inundação em ruas da cidade. Equipes do Corpo de Bombeiros foram enviadas a locais onde a corporação informou que há motoristas cujos carros foram arrastados pela enxurrada. É o segundo dia que a capital mineira tem transtornos causados por tempestades. Uma pessoa morreu na quarta-feira (2).

Segundo balanço preliminar divulgado pelo Corpo de Bombeiros, em razão da chuva desta tarde, houve 16 ocorrências de inundações em vias públicas e em residências. Em quatro delas, pessoas ficaram presas em carros e casas. Vários veículos foram arrastados pela enxurrada que se formou em ruas e avenidas da cidade.

No entanto, ninguém se feriu, sendo registrados apenas danos materiais. Ainda de acordo com a corporação, três árvores caíram durante a chuva e estão sendo retiradas.

Conforme informações preliminares do Corpo de Bombeiros, uma escola foi inundada no bairro de Lourdes, região centro-sul de Belo Horizonte. De acordo com a corporação, havia várias crianças no local.

No bairro Ribeiro de Abreu, região norte, os bombeiros informaram que uma casa com duas pessoas no interior dela foi invadida pela enxurrada. No Novo Aarão Reis, havia o relato de inundação em uma residência com um morador impedido de sair em razão do grande volume de água.

Morte e aeroporto inundado

Nesta quarta-feira (2), um temporal atingiu a cidade no final da tarde, causando inundação e alagamentos em vários pontos da cidade. Um homem morreu ao cair no córrego do onça, já na noite de ontem. O corpo dele foi encontrado pelos bombeiros na manhã de hoje.

De acordo com a corporação, o homem foi identificado como Walmar Gonçalves Caldeira, 43. Seu corpo foi encontrado próximo de uma ponte no bairro Ribeiro de Abreu.

Militares do 3º Batalhão dos Bombeiros, responsáveis pelas buscas, disseram que houve uma chamada às 18h50 desta quarta-feira (2) informando que um pedestre havia sido levado pelas águas no bairro Ribeiro de Abreu.

A procura tinha começado ainda durante a noite, mas a escuridão e o tempo ruim prejudicaram as buscas, que foram interrompidas, sendo retomadas hoje pela manhã.

De acordo com balanço divulgado pela corporação, além da morte de Caldeira,  os bombeiros atenderam nesta quarta-feira (2) 27 ocorrências de inundações em residências e vias públicas, foram onze pessoas presas em veículos, 13 quedas de árvores em vias públicas, com danos à rede elétrica, e diversas situações de pessoas ilhadas em ruas, avenidas e imóveis.

Em pouco mais de uma hora de tempestade, a meteorologia registrou a queda de 55 milímetros de água. O esperado para quase todo o mês de abril.

Foi o suficiente para alagar diversos pontos das cidades que compõem a região metropolitana. Carros foram arrastados ao longo da avenida Bernardo Vasconcelos, bairro Ipiranga, área que foi mais afetada pelas águas.

O saguão do aeroporto Carlos Drummond de Andrade, na Pampulha, foi totalmente alagado. Passageiros e funcionários foram transferidos para o segundo andar do terminal.