Topo

Corpo de preso desaparecido é achado esquartejado e enterrado em Pedrinhas

Do UOL, em Maceió

12/08/2014 22h53

A Polícia Militar do Maranhão e agentes penitenciários encontraram, nesta terça-feira (12), o corpo de um detento esquartejado e enterrado em um saco plástico no presídio São Luís I, no Complexo Penitenciário de Pedrinhas, em São Luís.

Segundo a Secretaria de Justiça e Administração Penitenciária do Maranhão, o corpo foi encontrado entre duas celas do presídio, e a principal suspeita é de que ele seja do detento Rafael Alberto Libório Gomes, que estava desaparecido desde a quinta-feira (7). Ele era acusado de homicídio.

O caso já está sendo investigado pela Polícia Civil do Maranhão, que foi até o presídio para as primeiras análises. O corpo foi recolhido pelo Instituto Médico Legal para necropsia e identificação.

Não há informações sobre suspeitos do crime. Com a confirmação desta morte, sobe para 11 o total de detentos que morreram no presídio este ano.

Antes mesmo da divulgação oficial, nesta terça-feira, blogs do Maranhão divulgaram uma foto que supostamente seria do corpo de  Rafael Alberto Libório Gomes. Ele teria sido assassinado com diversas perfurações pelo corpo.

Presídio sofre intervenção da Força Nacional de Segurança desde 2013

No ano passado, 60 presos foram assassinados dentro do complexo --alguns com decapitação--, o que levou a intervenção da Polícia Militar e da Força Nacional de Segurança, que passaram a tomar conta dos presídios. Neste ano, foram registradas dez mortes no local.

O complexo de Pedrinhas foi Inaugurada em 12 de dezembro de 1965, na gestão do governador Newton de Barros Belo. Ela tinha capacidade para um total de 120 presos em suas instalações.

A instalação também conta com um presídio feminino, Centro de Custódia de Presos de Justiça (CCPJ), Casa de Detenção (Cadet), Presídio São Luís 1 e 2, Triagem, o Centro de Detenção Provisória (CDP).

Apesar de ser pivô da crise na segurança pública no Maranhão, o Complexo Penitenciário de Pedrinhas é ignorado nos planos de governo dos seis candidatos ao Executivo das eleições de outubro.