Topo

Piauí celebra 1º casamento gay em presídio

Internas da Penitenciária Feminina de Teresina, Mairla Santos Lima (à esq.), 23, e Everoneide Costa Gomes, 36, oficializaram seu relacionamento - Francisco Gilásio
Internas da Penitenciária Feminina de Teresina, Mairla Santos Lima (à esq.), 23, e Everoneide Costa Gomes, 36, oficializaram seu relacionamento Imagem: Francisco Gilásio

Aliny Gama

Do UOL, em Maceió

18/09/2014 12h22

Pela primeira vez no Piauí, duas presas se casaram dentro de um presídio. Internas da Penitenciária Feminina de Teresina, Everoneide Costa Gomes, 36, e Mairla Santos Lima, 23, oficializaram seu relacionamento nesta quarta-feira (17).

O juiz auxiliar José Airton foi quem realizou a cerimônia de união estável, que foi presenciada por cerca de 30 outras internas.

“Elas cometeram crimes e perderam o direito de ir e vir, mas todos os outros direitos devem ser garantidos. O que nós estamos fazendo aqui é assegurando a elas o direito que têm de selar o compromisso entre ambas, sem preconceito”, disse o magistrado.

As noivas disseram que estavam muito felizes em poder oficializar a relação, que já dura cinco anos.

Elas se conheceram fora do presídio, em 2009, e já viviam juntas desde essa época. Everoneide está presa por tráfico de drogas, e Mairla por assalto a mão armada.

A decisão de oficializar a união ocorreu há um mês, após participarem de uma palestra do grupo Matizes, que defende os direitos humanos de lésbicas, gays, bissexuais e transgêneros.

Na palestra, a presidente do Matizes, Marinalva Santana, ressaltou o direito das presas de poderem oficializar relacionamentos homoafetivos. Em seguida, Everoneide e Mairla comunicaram à direção do presídio que queriam se casar.

A diretora do presídio, Socorro Godinho, destacou a importância da celebração como um avanço social. “Realizamos a primeira celebração de união homoafetiva e vemos isso como um progresso que nos orienta, pois existe uma política de atenção à mulher presidiária que lhe concede esse direito.”