Topo

Ministra classifica erro do Ibge como 'gravíssimo' e cria comissão

Do UOL, em São Paulo

19/09/2014 20h42

A ministra do Planejamento, Miriam Belchior, classificou como "gravíssimo" o erro admitido pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) e informou que será criado uma "comissão independente" para avaliar a consistência da Pnad (Pesquisa Nacional de Amostra de Domicílio).

"O governo está chocado com esse erro cometido pelo IBGE. Como disse a presidente do instituto, é um erro gravíssimo e em razão disso o governo decidiu constituir uma comissão de especialistas independentes" disse Belchior. 

A comissão, segundo ela, será formada pelos ministérios do Planejamento, Casa Civil e da Justiça, bem como pelo CGU (Controladoria-Geral da União). "Será constituído uma comissão de sindicância para encontrar as razões do erro e, eventualmente, as responsabilidades funcionais do porquê isso aconteceu", acrescentou a ministra.

Os erros nos cálculos do crescimento populacional de sete Estados brasileiros, com mais de uma região metropolitana, acabaram influenciando na medição nacional da Pnad 2013. O equívoco, reconhecido pelo IBGE nesta sexta-feira (19), afetou diversos índices divulgados, como analfabetismo e o índice de Gini, que calcula o nível de desigualdade.

Segundo o instituto, houve um equívoco no processo de expansão da amostra da Pnad, o que provocou alterações nos resultados do Ceará, Pernambuco, Bahia, Minas Gerais, São Paulo, Pará e Rio Grande do Sul. "Em vez de colocar a projeção de população correta se colocou errada. Não percebemos o erro", afirmou Azeredo.